Escolas recebem canetas de adrenalina e formação sobre alergias alimentares

Alergias alimentares atingem cerca de 5% de crianças e jovens em idade escolar.

Foto
Daniel Rocha

Professores e pessoal não docente vão ter, no início do próximo ano lectivo, formação sobre alergias alimentares para actuar perante uma situação de reacção anafilática e as escolas terão stocks de auto-injectores de adrenalina, anunciou o Governo.

As medidas foram anunciadas esta segunda-feira pelo Ministério da Educação (ME) com base no regulamento “Alergia Alimentar na Escola”, agora publicado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O plano prevê que no início do próximo ano lectivo seja dada formação a todos os funcionários das escolas onde existem alunos diagnosticados com alergias alimentares mas também a todos os que trabalham em estabelecimentos de ensino com mais de mil estudantes, mesmo que não haja casos identificados.

A formação sobre alergias alimentares tem como objectivo “saber prevenir, reconhecer e actuar perante uma situação de reacção anafilática”, refere o gabinete do ME.

O regulamento da DGS prevê ainda que as escolas passem a dispor de stocks de auto-injectores de adrenalina (as chamadas “canetas de adrenalina”).

Mais uma vez, os estabelecimentos de ensino abrangidos por esta medida são aqueles onde há alunos com alergia e risco de anafilaxia identificado e aqueles com mais de mil estudantes.

“As alergias alimentares atingem cerca de 5% de crianças e jovens em idade escolar, com um conjunto de sintomas, em caso de contacto ou ingestão inadvertida do alergénio, de gravidade crescente. Sendo a escola um local onde estas crianças e jovens passam grande parte do seu dia, é essencial que se aplique um conjunto de procedimentos e normas de forma a assegurar a prevenção ou a resposta em caso de episódios de alergia alimentar”, explica o ministério.

Sugerir correcção
Comentar