O Dante do Bando luta contra a imobilidade

Dante chega à estação final da Divina Comédia: Paraíso estreia em Lisboa de 10 a 20 de Fevereiro, seguindo depois para Coimbra e Palmela. Enquanto foge da eternidade, tenta ver o amor ao fundo do túnel.

Foto
RITA SANTANA

Na preparação do derradeiro capítulo da sua trilogia da Divina Comédia, o Teatro O Bando reuniu toda a sua equipa — o encenador João Brites, o autor da adaptação Miguel Jesus, os actores, técnicos e administrativos —, convocando-a, em três momentos diferentes, para lhe lançar outras tantas perguntas e escutar atentamente as ideias ou discussões que então se desencadeava. Mas logo na resposta à primeira questão, atirada por João Brites, que questionava “O que é o paraíso para ti?”, o encenador ficou confuso com as respostas que obteve. Porque não antecipara que a ideia de paraíso suscitasse tanta identificação e reflexão sobre a felicidade, e muito menos sobre o lugar de repouso na vida depois da morte (para aqueles que obedeciam aos preceitos religiosos). O paraíso como hipótese terrena e não como miragem espiritual. O paraíso como felicidade tangível e efémera, e não como felicidade eterna.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários