Mudou a nota da peça que John Cage compôs e que vai ser tocada até 2640!

Numa igreja na Alemanha, sempre que a nota de uma peça musical de John Cage é tocada, transforma-se num acontecimento. Foi o que aconteceu este sábado. O órgão já toca há 21 anos, mas o fim é apenas uma miragem.

Foto
Este sábado ocorreu a 15ª mudança de nota da peça de John Cage na igreja Burchardi, na Alemanha. Haupt & Binder

O muito que se pode fazer a partir de uma só partitura vê-se pelos números. Organ2/ASLSP (As Slow as Possible), uma peça composta pelo americano John Cage, inicialmente para piano, em 1985, mas que dois anos mais tarde acabou por ser transposta para órgão, já foi tocada em 29 minutos, em oito horas, mas também poderá ser tocada, se tudo correr como o previsto, ao longo de 639 anos. É isso mesmo. A verdade é que John Cage nunca especificou o quão lenta poderia ser tocada a peça, e um grupo de musicólogos, na Alemanha, em 2000, propôs-se a um desafio: tocar a peça-concerto ao longo de 639 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários