Accademia, uma luz sempre acesa

A Accademia é o mais importante museu de arte de Veneza e um dos mais prestigiados museus italianos. Hoje, protagoniza um ambicioso programa de atualização que ajuda a pensar a função do museu na era da cultura digital. O seu diretor, Giulio Manieri Elia, guiou-nos nesta máquina das representações do Quattrocento ao Neoclássico, onde as novas temporalidades fazem o romano Vitrúvio, o renascentista Andrea Palladio e o moderno Carlo Scarpa serem contemporâneos.

Foto

A receção das Gallerie dell’Accademia é uma sala térrea, de equilibrada dimensão e luz tamisada, como se o conhecimento de Andrea Palladio, o arquiteto paduano que resgatou as proporções antigas de Vitrúvio pela mão de Alberti no Renascimento — e cuja obra Goethe estudou com disciplina durante a viagem a Itália — tivesse excedido as pedras do património construído e houvesse educado a província de Veneza na administração dos espaços quotidianos e na hospitalidade amena aos viandantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar