Grelos na Gândara! Mira celebra tradição gastronómica e apoia restaurantes

Um fim-de-semana gastronómico em Mira à volta dos grelos de nabo: é de 11 a 13 de Fevereiro em dez restaurantes do concelho. Nabos e Companhia oferece os grelos.

Foto
Adelaide Carneiro

A Confraria Nabos e Companhia, em parceira com o município de Mira, vai promover o fim-de-semana gastronómico Grelos na Gândara, de 11 a 13 de Fevereiro, para promover e divulgar os grelos de nabo desta região.

“A Confraria estava habituada até agora, em todos os eventos gastronómicos, a ser ela a cozinhar, a promover e a servir as pessoas em espaços próprios, ou em espaços de nossa responsabilidade, só que isso com a covid-19 deixou de ser possível por causa dos aglomerados de pessoas”, disse o presidente da direcção da Confraria Nabos e Companhia, Nuno Janicas à Lusa.

“Encontrámos esta solução de promover e servir os grelos, uma vez que os restaurantes podem trabalhar normalmente e dentro das regras de segurança”, acrescentou.

Os dez restaurantes aderentes, além da sua ementa, vão ter três ou quatro pratos dedicados à gastronomia da região da Gândara, com os grelos de nabo. Cabe à Confraria Nabos e Companhia oferecer os grelos aos restaurantes aderentes. “Nós oferecemos os grelos, nós, ao patrocinarmos e ao divulgarmos o evento, estamos convencidos de que vamos ter muita adesão e os restaurantes terão o fim-de-semana cheio”, sublinhou.

Cada restaurante propõe uma ementa especial para esse fim-de-semana e, por isso, este evento não tem uma imposição de ementa nem de preços, o que significa que os preços são adequados a cada prato.

A Câmara Municipal de Mira, do distrito de Coimbra, é parceira deste projecto. “Estes eventos são sempre bem-vindos, ainda por cima neste momento que nós vivemos de pandemia que esperamos que passe rapidamente”, disse o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

Para o autarca, estes eventos são “bons” no sentido de “divulgar os produtos locais e gastronomia local” e ainda “para impulsionar e ajudar a restauração que tanto tem sofrido com esta pandemia”, sublinhou.

Raul Almeida deu ainda nota de que esta iniciativa vai ao encontro de outro factor, que é “ao mesmo tempo divulgar o concelho e a restauração” de Mira.

Sugerir correcção
Comentar