Dívida a 10 anos chega a juros próximos de 1%

Mudança de discurso do BCE continua a fazer subir as taxas de juro da dívida praticadas nos mercados europeus. Embora ainda com juros historicamente baixos, as próximas emissões de dívida deverão passar a custar mais ao Estado português

Foto
Declarações de Christine Lagarde, presidente do BCE, estão a influenciar os mercados EPA/Thomas Lohnes / POOL

Os juros da dívida pública portuguesa, acompanhando a tendência que se faz sentir em toda a zona euro depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter mostrado maiores receios relativamente à inflação, registaram esta sexta-feira uma nova subida, aproximando-se de 1% na dívida a 10 anos. As taxas de juro mais elevadas já deverão penalizar as emissões de dívida agendadas para a próxima semana, mas, mesmo assim, deverão continuar a ficar bem abaixo do custo médio da totalidade da dívida pública portuguesa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários