Já passaram 66 anos e continuamos obcecados com a cadeira Eames

Há muito que a poltrona e otomano (ou repousa-pés) Eames — peças icónicas do modernismo americano do século XX, projectadas pelo casal Charles e Ray Eames, em 1956 —, gozam do estatuto de culto entre os entusiastas da arquitectura e do design.

Foto
A cadeira Eames continua a ser um símbolo de status social View Pictures/Universal Images Group/Getty Images

Quando, no Verão passado, Emily Kirkpatrick visitou Seattle com uns amigos, ficaram numa moderna casa no lago, fora da cidade, edificada com vigas de aço, janelas de vidro do chão ao tecto e uma poltrona Eames de couro preto, reclinada dramaticamente no seu característico glamour escultural. Com um copo de vinho na mão, a mulher, de 33 anos, sentou-se e pediu para lhe tirarem uma fotografia. Fez uma pose e sorriu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar