Mapas do cancro. “A desigualdade em saúde mata”

Médico de saúde pública, Carlos Matias Dias coordena a unidade de epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) e liderou a parte portuguesa do Atlas da Mortalidade por Cancro em Portugal e Espanha 2003-2012.

Foto
Hospital de São João, no Porto MARIA JOãO GALA

O que o surpreendeu mais nestes mapas do cancro?
Para certos cancros quase que podíamos adivinhar o que íamos encontrar que, por exemplo, o esófago, o estômago e o cancro colo-rectal teriam aquelas distribuições. Temos, assim, as zonas com um risco relativo de morte mais elevado em certas regiões (que são as portas abertas para novas investigações). Mas, dado que me dedico há vários anos à área de saúde pública e trabalhei, no início da minha carreira, em cancro, o que me surpreendeu mais foi que – apesar de tudo – quando olhamos para esta distribuição é que temos muitas zonas onde o risco é inferior ao que seria de esperar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar