CGD recompra títulos de dívida para poupar 54 milhões em juros

Banco Central Europeu aprovou reembolso antecipado de dívida sénior de 500 milhões de euros que custou quase 269 milhões desde 2017.

Foto
Paulo Macedo, presidente da CGD LUSA/ANDRÉ KOSTERS

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi autorizada a efectuar o reembolso antecipado da emissão de fundos próprios adicionais de nível 1, no valor de 500 milhões de euros. A autorização foi dada pelo Banco Central Europeu e comunicada ao mercado nesta manhã através de uma informação publicada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A recompra destes títulos de dívida emitidos em 2017, no âmbito do Plano de Recapitalização da CGD acordado entre o Estado português e a Comissão Europeia, permitirá “importantes poupanças anuais em juros”.

A CGD detalha que a taxa de juro de 10,75% associada a esta dívida correspondeu a um custo anual de 53,75 milhões de euros, o que representou, no conjunto dos cinco anos, um total de 268,75 milhões de euros.

Segundo o banco público, a “aprovação do reembolso antecipado destes títulos de dívida no dia 30 de Março resulta da avaliação positiva feita pelo BCE à solidez financeira da CGD, reflexo da conclusão com sucesso de um difícil e exigente plano de reestruturação”.

Para o presidente executivo do banco público, Paulo Macedo, esta aprovação pelo BCE “assinala o sucesso alcançado pela CGD na implementação de um exigente plano de reestruturação e só foi possível pela capacidade de geração de capital orgânico e pela rentabilidade da instituição”.

A CGD regressou aos dividendos em 2019 com a entrega de 200 milhões de euros ao Estado. No ano passado, com base nos resultados de 2020, foram pagos mais 83,6 milhões a que se juntaram 300 milhões sob a forma de dividendo extraordinário.

“Com o reembolso antecipado destes títulos de dívida AT1, a CGD elevará para mais de 1000 milhões de euros o montante devolvido, relativo ao processo de recapitalização de 2017”, destacou ainda.

“Com a amortização dos títulos AT1 emitidos em março de 2017, o rácio CET 1 da CGD permanece em 18,20% e o rácio total em 19,65%, cumprindo-se com ampla margem o requisito regulamentar de 13,50%”, referiu ainda.

Sugerir correcção
Comentar