Museu Nacional Soares dos Reis vai lançar catálogo raisonné de Aurélia de Souza

Raquel Henriques da Silva coordena o projecto, que terá uma primeira edição em formato ebook a 26 de Maio, dia em que se inicia a evocação do centenário da morte da pintora portuense.

Foto
Auto-retrato de Aurélia de Souza na exposição Tudo o Que Eu Quero, na Fundação Gulbenkian Nuno Ferreira santos

No Verão do ano passado, o icónico auto-retrato com o casaco vermelho que Aurélia de Souza (1866-1922) pintou em 1900 foi uma das imagens fortes da divulgação da exposição Tudo o que eu quero. Artistas portuguesas de 1900 a 2020, apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa – e que no próximo mês de Março rumará a Tours, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França. Este ano, a obra integral da pintora que fez uma síntese muito pessoal, e muito portuense, do naturalismo com o impressionismo vai estar de novo em foco, a pretexto da evocação do centenário da sua morte, que se assinala a 26 de Maio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar