Até Que a Vida Nos Separe é a primeira série portuguesa comprada pela Netflix

Exibido há um ano na RTP1, o drama familiar estreia-se globalmente no dia 10. Licenciamento de uma produção portuguesa é o primeiro do género na maior plataforma de streaming mundial, juntando-se a séries nacionais disponíveis noutros serviços.

Foto
"Até que a vida nos separe", agora também no mercado global Coyote Vadio

Até Que a Vida Nos Separe é a primeira série portuguesa comprada pela Netflix para distribuição e exibição planetária, anunciou esta terça-feira a RTP. A série de Tiago R. Santos, João Tordo e Hugo Gonçalves, estreada há um ano na RTP1, vai estar a partir de dia 10 disponível na plataforma de streaming líder mundial. Uma história de amor e família junta-se assim a outras séries portuguesas já disponíveis em plataformas de streaming concorrentes, mas sem a penetração de mercado da Netflix.

Em Fevereiro de 2021, Daniel e Vanessa Paixão, interpretados por Dinarte Branco e Rita Loureiro, entravam na casa dos espectadores da RTP1, que por seu turno é, desde 2015, a casa da maior operação de produção de séries em Portugal. Organizadores de casamentos, têm o seu matrimónio em risco, e a partir daí conta-se uma história de uma família e suas várias gerações. A primeira produção de uma série de ficção da Coyote Vadio (responsável pelo fenómeno de popularidade que foi a sátira Pôr-do-Sol na mesma RTP1 no Verão passado), Até Que a Vida Nos Separe conta com um elenco principal composto ainda por Henriqueta Maya, José Peixoto, Madalena Almeida e Diogo Martins. Albano Jerónimo é um dos actores convidados.

Foi “uma daquelas raras oportunidades que surgem no meio da ficção”, dizem os produtores Andreia Esteves e Manuel Pureza. “Tudo parecia uma tempestade perfeita: do argumento à equipa, da música ao elenco”, prosseguem num comunicado enviado esta terça-feira pela RTP1 às redacções. Manuel Pureza assina também a realização da série.

“De repente, são 75 actores e uma equipa inteira de profissionais que vêem o seu talento numa montra que chega a muitos milhões, de uma forma que não encontra qualquer precedente na ficção nacional”, completam os produtores, fazendo eco do marco que a sua série representa para o percurso de internacionalização — e consolidação — da ficção televisiva portuguesa.

Objectivo: exportar

Em 2015, a RTP1 afirmou a sua aposta nas séries como modelo de ficção alternativo ao que domina a produção portuguesa — a novela — com o propósito de exportar; em 2021, Glória tornou-se a primeira série original portuguesa da Netflix, o que representou um aumento orçamental significativo para as séries nacionais; a 25 de Fevereiro, a Amazon Prime Video estreia a primeira co-produção original luso-espanhola, Operação Maré Negra, para os seus mais de 200 milhões de subscritores. De permeio, a Amazon (Chegar a Casa, A Espia, A Crónica dos Bons Malandros, Bem Bom) ou a HBO Portugal (Terra Nova, Sul, Auga Seca) têm já disponíveis nos seus catálogos séries e filmes portugueses cujos direitos de exibição e distribuição adquiriram após a sua exibição na televisão nacional. Todas têm a marca RTP na origem ou na co-produção minoritária. Algumas só disponibilizam os títulos portugueses no mercado ibérico.

Entretanto, a SIC lançou o primeiro serviço de streaming por assinatura dos generalistas portugueses, a Opto, onde estreia também séries originais de produção nacional.

Sendo esta a primeira vez que a maior plataforma de streaming adquire um conteúdo português para estreia a nível global em cerca de 198 países e territórios, como assinala a RTP, Até Que a Vida Nos Separe destaca-se também por ser “um projecto de ficção inovador na escrita e na estética”, considera o director de programas da RTP1, José Fragoso. “Temos a noção de que o mercado televisivo português é pequeno e a nossa capacidade de investimento limitada. Só com a circulação das nossas produções nacionais por mercados exteriores relevantes conseguiremos materializar a nossa ambição de criar em Portugal séries originais de qualidade”, sublinha.

A chegada da série à Netflix fará com que saia da plataforma de streaming gratuita onde tem estado até agora: a RTP Play. “A série Até que a Vida nos Separe esteve um ano na plataforma RTP Play. Agora vai viajar pelo mundo ficando disponível em 198 países. Enquanto durar o licenciamento com a Netflix, os direitos não permitem que se mantenha na RTP Play, voltará à plataforma no fim deste licenciamento”, respondeu fonte oficial da RTP1 ao PÚBLICO.

A Netflix tem actualmente 222 milhões de assinantes e é a líder mundial no seu sector. Os títulos presentes na plataforma têm versões dobradas ou legendadas e o serviço tem legendas em 37 línguas e dobragem em 34 línguas. Entre 2019 e 2020 o número de séries em língua não inglesa cresceu 55% nas plataformas de streaming — foram 72 novos títulos, segundo a empresa de estudos televisivos Mediametrie.

Notícia actualizada às 15h12 de 2 de Fevereiro: acrescenta esclarecimento sobre saída da série da RTP Play

Sugerir correcção
Ler 4 comentários