PAN com melhores resultados nos concelhos com indicadores ambientais acima da média

Conclusão é possível tirar através dos dados do portal EyeData, que revela igualmente que PAN teve melhor resultado em concelhos onde núcleos familiares monoparentais são superiores.

Foto
PAN elegeu apenas um deputado para a Assembleia da República, a sua líder Inês Sousa Real. LUSA/António Cotrim

Os concelhos onde o PAN, que penas elegeu um deputado para a Assembleia da República, obteve melhores resultados nas eleições deste domingo caracterizam-se por terem uma melhor performance nos indicadores ambientais, acima da média nacional, segundo dados do portal EyeData.

Neste portal, os resultados eleitorais de cada partido por concelho ou distrito (no qual concorreu isolado ou em coligação) são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos ou distritos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio. Esta análise concentra-se nos concelhos onde o PAN obteve melhores resultados.

No caso do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) é possível verificar o seguinte:

  • Ambiente

Os concelhos onde o PAN obteve os melhores resultados caracterizam-se por um alto grau de alojamentos servidos por drenagem de águas residuais (92%, que compara com a média nacional de 85,30%).

Também a percentagem de resíduos urbanos preparados para valorização e reciclagem é superior nos concelhos onde o PAN obteve melhores resultados (50,63%, face à média nacional de 46,54%).

  • Demografia

Nos concelhos onde o PAN teve melhor resultado, os núcleos familiares monoparentais são superiores já que representam 16,41% do total, um valor superior face aos 15,08% a nível nacional.

O PAN obteve melhores resultados em concelhos com população residente com menos de 15 anos superior à média nacional (14,40% comparativamente a 13,50% a nível nacional).

  • Economia

Nos concelhos onde o PAN obteve melhor resultado, o poder de compra “per capita” (por pessoa) é superior à média nacional (índice de 109,27 face a 100,22 a nível nacional).

Também o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem é superior à média nacional (1.287,17 euros, face a 1.207,01 euros a nível nacional).

  • Educação

A percentagem de população com mais de 15 anos que tem o ensino secundário é superior à média nacional nos concelhos onde o PAN tem o melhor resultado (34,60% face a 30,53%).

Esta tendência é repetida também na percentagem de empregadores com pelo menos o ensino secundário, já que a média nacional é de 54,66% e de 59,23% nos concelhos onde o PAN obteve melhor resultado.

  • Sociedade

O número de centros de saúde por 100.000 habitantes é menos de metade do que a média nacional, nos concelhos onde o PAN teve uma melhor performance, já que é de 7,34 e a média nacional é de 15,31.

No mesmo sentido, o PAN obteve melhores resultados em concelhos onde a população em lugares com menos de 2.000 habitantes é inferior à média nacional (28,81% face a 43,89% a nível nacional).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários