Taxa de inflação homóloga acelera para 3,3% em Janeiro

Os preços dos produtos energéticos continuam a impulsionar o Índice de Preços no Consumidor.

Foto
Combustíveis estão na base das pressões inflacionistas que se verificam nos últimos meses. Paulo Pimenta

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá acelerado para 3,3% em Janeiro face aos 2,7% de Dezembro de 2021, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 3,3% em Janeiro de 2022 (2,7% em Dezembro de 2021)”.

Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,5%, acima dos 1,8% do mês anterior, “verificando-se acelerações nos preços da generalidade das categorias que compõem o IPC”.

“Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 12,0% (11,2% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 3,4% (3,2% em Dezembro)”, indicou o instituto.

Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC ter-se-á fixado em 0,3% (nula em Dezembro e -0,3% em Janeiro de 2021) e, para os últimos 12 meses, o INE estima uma variação média de 1,5% (1,3% no mês anterior).

Em Janeiro, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 3,4%, contra 2,8% no mês anterior.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de Janeiro serão publicados no próximo dia 10 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários