João Nunes Monteiro, um actor ansioso a alçar voos cada vez mais altos

Aos 29 anos, o protagonista de Mosquito, que vem saltitando entre o cinema, o teatro e a televisão, está a poucos dias de ser apresentado ao mercado internacional pelo Festival de Berlim, através do programa Shooting Stars. Exigente, tenta “reconhecer o reconhecimento dos outros” nos dias em que não é capaz de se sentir satisfeito com o seu trabalho.

Foto
João Nunes Monteiro é uma das shooting stars da edição 2022 do Festival de Berlim Nuno Ferreira Santos

Faltam poucos dias para João Nunes Monteiro aterrar no Festival de Berlim, onde irá privar com uma série de agentes internacionais e directores de casting. O actor nascido em 1993, no Porto, é um dos dez distinguidos pelo programa de indústria Shooting Stars, que, como o nome sugere, promove jovens talentos em ascensão. Por esta “rampa de lançamento” organizada pela agência European Film Promotion já passaram portugueses como Alba Baptista (2021), Joana Ribeiro (2020), Victoria Guerra (2017), Afonso Pimentel (2007) ou Nuno Lopes (2006). 2022 será o ano do protagonista de Mosquito (2020), filme que em Setembro lhe valeu o prémio Sophia de melhor actor.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários