Camarões, de António Conceição, nas meias-finais da CAN

Toko Ekambi fez os dois golos que carimbaram o triunfo sobre a Gãmbia, uma das surpresas do torneio.

Foto
Reuters/THAIER AL-SUDANI

Um “bis” de Ekambi confirmou neste sábado o favoritismo dos Camarões no triunfo sobre a Gâmbia (2-0) e colocou a equipa do técnico português António Conceição nas meias-finais da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2021).

Em Douala, no primeiro jogo dos quartos-de-final, os Camarões alcançaram com justiça a sua 10.ª presença nas “meias” da mais importante prova africana de selecções, perante a maior surpresa da actual edição da prova.

Na 150.ª posição do ranking FIFA (a pior de todas as equipas que iniciaram a prova) e estreante absoluta em fases finais da CAN, a Gâmbia ainda resistiu durante a primeira parte, mas, depois do intervalo, os Camarões acabaram por ultrapassar a barreira defensiva rival.

Foi nesse período que entrou em acção Toko Ekambi, avançado do Lyon, que inaugurou o marcador aos 50 minutos e “bisou” aos 57.

Com a eliminatória praticamente resolvida, e perante a inoperância da Gâmbia, que não contou com Yusupha Njie, avançado do Boavista, devido a castigo, a equipa de “Toni” Conceição “poupou” alguns esforços já a pensar no duelo das “meias”, que será frente ao Egipto, de Carlos Queiroz, ou Marrocos.

Sugerir correcção
Comentar