Fim-de-semana na TV: o náufrago e a modista entre burgueses, eleitores e vítimas de uma indústria

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Avicii: A Verdadeira História passa sábado à noite, na RTP2

CINEMA

O Charme Discreto da Burguesia
TVCine Edition, sábado, 22h
Luis Buñuel realizou (e escreveu, em colaboração com Jean-Claude Carrière), em 1972, esta sátira à burguesia, centrada num grupo de pessoas que tenta juntar-se para jantar. O objectivo parece simples, mas é constantemente adiado e atrapalhado por uma série de episódios que formam uma teia cómica e surreal que acaba por se tornar angustiante pela repetição e frustração. A Academia de Hollywood atribuiu-lhe o Óscar de melhor filme internacional. Fernando Rey, Stéphane Audran, Jean-Pierre Cassel, Paul Frankeur, Delphine Seyrig, Bulle Ogier, Julien Bertheau e Milena Vukotic compõem o elenco.

A Modista
Fox Life, sábado, 22h20
Depois de muitos anos exilada, Myrtle “Tilly” Dunnage (Kate Winslet) regressa à pequena cidade onde nasceu, na Austrália, para cuidar da mãe doente (Judy Davis). Tilly saiu dali muito jovem, sob falsas acusações de homicídio. Hoje, é uma mulher sofisticada, que aprendeu os segredos da alta-costura em Paris. Decide então transformar a visão dos habitantes da cidade através de um plano de vingança bem costurado. Com realização de Jocelyn Moorhouse, A Modista é uma comédia em estilo western, baseada no best-seller (e obra de estreia) da escritora Rosalie Ham.

Coisa Ruim
RTP2, sábado, 23h39
Uma família lisboeta recebe como herança uma casa numa pequena aldeia do interior – e, com ela, uma maldição. Coisa Ruim é a primeira longa-metragem de Tiago Guedes e Frederico Serra, a dupla da premiada curta O Ralo e do telefilme Alta Fidelidade. O argumento é do jornalista (e irmão de Tiago Guedes) Rodrigo Guedes de Carvalho.

Cast Away - O Náufrago
AXN Movies, domingo, 14h
Robert Zemeckis realiza, segundo um argumento de William Broyles Jr., esta história de sobrevivência. Num papel nomeado para o Óscar, Tom Hanks encarna Chuck Noland, que vive numa azáfama enquanto engenheiro de sistemas da FedEx, relegando para segundo plano a relação com a namorada (Helen Hunt). Numa viagem de trabalho, sofre um acidente de aviação que o deixa sozinho numa ilha do Pacífico. Longe da civilização, sem comida, água ou abrigo, terá de subsistir e lidar com o extremo isolamento.

Dog Days - Vidas de Cão
RTP1, domingo, 15h08
Doze pessoas cruzam-se inesperadamente nas ruas de Los Angeles. Pouco têm em comum para além do amor que nutrem pelos seus companheiros de quatro patas, que há-de entrelaçar as suas vidas. Uma comédia romântica realizada por Ken Marino, segundo um argumento de Elissa Matsueda e Erica Oyama, com actuações de Eva Longoria, Nina Dobrev, Vanessa Hudgens, Lauren Lapkus, Thomas Lennon, Adam Pally, Ryan Hansen, Tom Bell, Jon Bass e Finn Wolfhard, entre outros.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
Hollywood, domingo, 22h
Publicada entre 1967 e 2010, a banda desenhada francesa Valérian e Laureline, escrita por Pierre Christin e ilustrada por Jean-Claude Mézières, foi influenciando outras obras, incluindo A Guerra das Estrelas. Em 2017, este universo futurista foi transposto para o cinema pela mão de Luc Besson. Dane DeHaan e Cara Delevigne dão vida aos agentes que tentam manter a paz e embarcam numa missão para proteger a metrópole Alpha. Clive Owen, Rihanna, Ethan Hawke, Herbie Hancock, John Goodman, Rutger Hauer e Mathieu Kassovitz também fazem parte do elenco.

INFORMAÇÃO

Legislativas 2022
RTP1, domingo, 18h
SIC, domingo, 19h30
TVI, domingo, 19h45
Directo. Os canais mobilizam-se para emissões noticiosas especiais que acompanham as eleições legislativas antecipadas, com equipas no terreno e analistas em estúdio para ajudar a interpretar as projecções e os resultados. Na estação pública, começa ao final da tarde e prolonga-se pelo serão, com uma única interrupção para o Telejornal, tendo como condutores os jornalistas José Rodrigues dos Santos, Carlos Daniel, Ana Lourenço e João Adelino Faria. Na SIC, a tarefa cabe a Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, que terão a seu lado, em S. Bento 2022, Luís Marques Mendes, Ana Gomes, José Miguel Júdice e Francisco Louçã como comentadores. A emissão faz-se em simultâneo com a SIC Notícias, onde a cobertura arranca mais cedo, às 11h30. Na TVI, o especial Legislativas: Decisão 22, dirigido por Judite de Sousa, desenvolve-se em cinco segmentos temáticos – Contagem decrescente, O vencedor (às 20h), Os eleitos (às 21h), O Governo (às 22h) e Contas finais (à meia-noite) – que também podem ser seguidos na CNN Portugal, parceira da operação, que se sintoniza nas eleições desde o início da manhã.

DOCUMENTÁRIOS

Covídeos
RTP2, sábado, 19h52
Um mosaico do “período do primeiro confinamento e do momento em que o mundo parou”. Assim se apresenta esta série documental de meia-dúzia de episódios, feita em modo caseiro, que recolheu testemunhos em vídeo, de gente de diversas geografias, idades e áreas de actividade, sobre a experiência emocional de ver a normalidade interrompida pela pandemia. A autoria é de José Manuel Abrantes, que também integrou a equipa internacional de realizadores, juntamente com Alexandre Sorriso (Brasil), William Aguilar (Honduras) e Sonja Rakic (Sérvia).

Avicii: A Verdadeira História
RTP2, sábado, 22h02
Estreia. Era uma das estrelas maiores da era dos DJ super-estrelas e um dos responsáveis pela febre da chamada EDM (Electronic Dance Music). Foi o criador dessa Wake me up que, contando com a voz de Aloe Blacc, se tornou um dos hinos do Verão de 2014. Três anos antes, Levels transformara-o em estrela global, abrindo caminho para uma carreira em que se cruzou com pesos-pesados da indústria como Madonna, Santana, Lenny Kravitz ou Coldplay. Em 2016, anunciou a retirada dos palcos, justificada por problemas de saúde e por se sentir desconfortável com as pressões inerentes à exposição pública. A 20 de Abril de 2018, chegou a notícia trágica: o sueco Tim “Avicii” Bergling fora encontrado morto em Mascate, Omã, aos 28 anos. No ano anterior, tinha-se estreado este documentário de Levan Tsikurishvili, uma narrativa da ascensão de Avicii, desde os primórdios, enquadrada por um retrato íntimo do artista.

On the Record
TVCine Edition, domingo, 13h40
Estreado há dois anos, no festival de Sundance, On the Record é um documentário de Kirby Dick e Amy Ziering enquadrado pelo movimento #MeToo. Tem a indústria musical como cenário e envolve um dos homens mais poderosos do hip-hop. Centra-se na história de Drew Dixon, ex-executiva da Def Jam que acusou de assédio e violação Russell Simmons, o produtor e co-fundador da editora que lançou para o estrelato nomes como Iggy Azalea, Kanye West, Leona Lewis ou Ludacris. Outras mulheres fizeram acusações semelhantes.

DESPORTO

Futebol: Benfica x Sporting
SIC, sábado, 19h40
Directo. Benfica e Sporting defrontam-se em Leiria, na final da Taça da Liga, depois de terem afastado, respectivamente, o Boavista e o Santa Clara. Para os “encarnados”, é a oportunidade de voltarem a erguer um troféu, algo que não acontece desde a Supertaça de 2019; os “leões”, detentores da taça, entram em campo determinados a renovar um título que já conquistaram por três vezes nas últimas quatro temporadas. Cabe ao árbitro Manuel Mota dirigir a partida.

INFANTIL

Home: A Minha Casa (V. Port.)
Hollywood, sábado, 10h35
Timbrada pela DreamWorks e realizada por Tim Johnson, uma comédia de animação baseada no livro infantil The True Meaning of Smekday, de Adam Rex. Durante uma invasão alienígena em que os humanos são capturados e transferidos para uma “reserva”, uma menina consegue escapar e encontrar um aliado inesperado: Oh, um dos extraterrestres, ostracizado pelos da sua espécie.

Garfield (V. Orig.)
SIC K, domingo, 19h
Garfield é o gato mais preguiçoso, guloso e cínico à face da Terra. Os seus únicos passatempos são comer e dormir. Mas a sua pacífica existência está prestes a ser perturbada. É que o dono, Jon Arbuckle, acaba de trazer para casa um cão chamado Odie. Garfield não o suporta. Mas quando o canino é raptado, sente-se culpado e resolve ir à sua procura. Bill Murray dá voz ao felino nesta adaptação cinematográfica da banda desenhada de Jim Davis, com realização de Peter Hewitt.

Sugerir correcção
Comentar