Presidente da Câmara da Anadia desolada com incêndio em fábrica de bicicletas

Um incêndio destruiu, durante a madrugada, a fábrica de bicicletas Esmaltina, localizada em Sangalhos.

Foto
Bicicleta da Esmaltina Fábrica Esmaltina

A presidente da Câmara Municipal da Anadia, Teresa Cardoso, disse, nesta quinta-feira, estar desolada perante a destruição que as chamas deixaram, durante a madrugada, na fábrica de bicicletas Esmaltina, Auto-Ciclos, SA, localizada em Sangalhos, concelho da Anadia.

“É uma grande perda, para os proprietários, para os trabalhadores e para o concelho. Pelo que conseguimos analisar do exterior, a fábrica está praticamente toda destruída: o que está em pé é basicamente a parte de escritórios”, referiu.

Em declarações à Lusa, a autarca contou que já esteve com os proprietários da Esmaltina, Auto-Ciclos, SA, que “estão em estado de choque e a tentar perceber a dimensão dos prejuízos”. “Não sabem o que possa ter causado o incêndio. O proprietário, ao chegar ao local durante a noite, pensou que o incêndio estava localizado num determinado ponto e, quando se aperceberam, já corria quase a nave principal”, lamentou.

A presidente da Câmara Municipal da Anadia destacou ainda que este incêndio ocorre numa altura em que “a empresa tinha material pronto para entrega” e “o armazém com existências que garantiam a continuidade da produção”. “Os funcionários também estão chocados e obviamente preocupados, pelo que pude ver, mas demonstram ter grande vontade de dar a mão e ajudar. É preciso ter muita coragem e apoios para poder voltarem a erguer-se, com a motivação e empenho de todos os seus colaboradores, que já são mais de uma centena”, acrescentou.

Teresa Cardoso, que assume a liderança da autarquia de Anadia desde 2013, recordou que duas outras empresas, com construções similares, foram atingidas pelas chamas nos seus primeiro e segundo mandatos. “Ergueram os braços, hoje estão a laborar e desejo que o mesmo possa vir a acontecer com esta empresa. Da parte da câmara municipal, estaremos com eles, dentro do que for a nossa capacidade e competências”, concluiu.

Fundada em 1970, a Esmaltina, Auto-Ciclos, SA, é uma das mais antigas empresas de bicicletas do país. Tem um volume de facturação de cerca de 10 milhões de euros e produz cerca de 200 mil veículos por ano, sobretudo para o mercado ibérico.

“A Esmaltina já produziu mais de três milhões de bicicletas para os seus clientes na Europa, África e América do Sul”, lê-se no site na Internet da empresa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários