O meu voto vai para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Para a leitora Patrícia Caeiros este é um cenário “deslumbrante”. “Oiço os outros igualmente a dizer, ‘tão bonito. E há aqui qualquer coisa que eu não sei’. Pois eu sei o que é, mas não to digo, que é para seres tu a vires cá descobrir”. Pelo caminho, apela à protecção e defesa do parque.

Foto
Cordoama, Vila do Bispo Patrícia Caeiros

Existe uma neblina que corre ligeira, empurrada desde o mar, onde ao longe as ondas rebentam desde cedo, revoltas, numa força que as faz explodir num véu que se vê branco e denso, alongado em altura, e a cobrir a linha do horizonte. O sol desenha as suas cores num contraste que não é de Inverno, e sopra um calor ao sabor do vento, num entardecer que se põe tão bonito. Há pessoas que aproveitam o tempo à beira-mar e cães que alongam o corpo numa corrida desenfreada ao longo do areal molhado, que vai ficando a descoberto pela maré que vaza.

Neste silêncio de sons que é a vida a acontecer, penso na sorte que tenho de ontem ter saído de Lisboa, e hoje poder estar aqui, num momento de sossego envolta de um cenário que há muito eu acho ser deslumbrante. Sei que foram as memórias criadas neste lugar, e o repouso de todas as outras vezes, que hoje trazem magia a qualquer instante em que me deixe aqui, mas também sei que assim é, porque oiço os outros igualmente a dizer, “tão bonito. E há aqui qualquer coisa que eu não sei”.

Pois eu sei o que é, mas não to digo, que é para seres tu a vires cá descobrir, num respeito pela natureza, e pelos lugares, sem quereres mais do que o momento te oferece. Garanto-te que se for assim que vieres, saberás o que é essa qualquer coisa que tanta gente se pergunta. Mas vem em breve, e vem tu por ti. É que, a continuar a ser como hoje as coisas existem, não terás oportunidade de conhecer estes recantos como eu hoje os conheço, nem eu hoje os sei, como os sabia há 20 anos.

Foto
Falésias próximo da praia da Arrifana

A exploração intensiva deste lugar tão bonito, numa agricultura que aos poucos e poucos vai arrasando com o ambiente e a humanidade, já muito mudou para onde os olhos se alongam. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano vai-se apagando aos poucos, e a Costa Vicentina perdendo a diversidade que sempre foi sua. Dói ter conhecido este lugar como um dia foi, e que eu sei que já nessa altura foi menos do que antes, e conhecer as mudanças que desrespeitam os valores humanos e a protecção do ambiente, e deste nosso lugar no mundo.

É uma sensação de impotência não ter mão para mudar o rumo das coisas, não ver as pessoas a juntarem-se aos milhares numa única voz que defende a protecção dos lugares, e de todos os que vivem nesses lugares, numa prioridade que é urgente. Emergente.

Foto
Falésias próximo da praia da Arrifana

Mas amanhã, enquanto viajante, enquanto pessoa, enquanto cidadão, tens a oportunidade de exercer a tua voz, de exigir mudança e ires votar. Os programas eleitorais estão disponíveis se ainda tens dúvidas. Lê-os. Ainda tens tempo. E amanhã, pega numa caneta, coloca uma máscara no rosto, desinfecta as mãos, mantém a distância física de segurança e vai votar. Exige pela protecção do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. E depois, assim que puderes, oferece-te uns dias num dos lugares mais bonitos que temos. Garanto-te que te vai entrar bem fundo no coração e ficar aí dentro.

Patrícia Caeiros (texto e fotos)

Sugerir correcção
Comentar