Grândola dedica-se às sopas, açordas e suas amigas migas

Da açorda de poejo à sopa do cozido até às migas à Bulhão Pato com abanicos de porco preto de vinha d’alhos. É escolher o restaurante e apreciar a especialidade de 29 de Janeiro a 6 de Fevereiro.

Foto
Não faltam especialidades regionais nos restaurantes de Grândola CM Grândola

As Semanas Gastronómicas de Grândola, promovidas pelo município em colaboração com os restaurantes aderentes, decorrem ao longo do ano destacando produtos e saberes locais. Para começar 2022 com mais conforto, sai já uma semana de sopas, açordas e migas.

De 29 de Janeiro a 6 de Fevereiro, o mapa tem 13 restaurantes do concelho para ir provando com “dezenas de sugestões”, umas mais tradicionais outras com variações mais inventivas.

Cabeças de cartaz: Açorda de tomate com bacalhau, Sopa do cozido, Açorda de coelho bravo, Açorda de poejo, Migas de cogumelos com bochechas de porco preto, Açorda de alho com ovos e bacalhau, Açorda do Sado com Choco Frito panado com tinta, aioli de coentros e limão, chips de tinta de choco e pó de algas ou Migas à Bulhão Pato com abanicos de porco preto de vinha d'alhos.

A lista de restaurantes aderentes inclui, em Grândola, a Taberna d´Vila, Casarão, A Coutada, A Lanterna (N120), Sal Grosso, Villa Mariscos, Pereira, Colher de Pau, Casa dePasto (pré-reserva). Em Melides, Café do Zuca; e a Quinta do Lourenço (Saibreira, N261). Ainda o Espada (IC1, Bairro Paragem Nova) e A Venda (Silha do Pascoal). Há informações e mapa disponível no Facebook do município.

Ao longo de 2022, é de esperar semanas com motes que vão pelo borrego e cabrito, caça, gaspacho e beldroegas ou saladas, entre muitos outros, podendo ir até ao vinho, ao chocolate e às... flores.

Enquanto isso, por estes mesmos dias, nas “vizinhanças” celebra-se (e come-se) muita enguia: é o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André (Santiago do Cacém),

Sugerir correcção
Comentar