Portugal “vai com tudo” para garantir os quartos-de-final frente à Ucrânia

Selecção lidera, invicta, o Grupo A, com dois triunfos, e pode apurar-se mesmo perdendo o terceiro embate com o adversário mais forte segundo Jorge Braz.

Foto
Jorge Braz garante que Portugal vai "com tudo" rumo aos quartos-de-final MANUEL FERNANDO ARAUJO

O seleccionador português de futsal, Jorge Braz, afirmou esta quinta-feira que os campeões europeus e mundiais vão “com tudo” para assegurar os “quartos” do Europeu 2022 perante a Ucrânia, que considera “a equipa mais forte do grupo”.

“Temos vindo a preparar o jogo, com vantagem de ter tido bastantes dias para treinar e consolidar o que temos de fazer. Vamos com tudo, como sempre. É para vencer, ficar em primeiro lugar e estar na fase seguinte”, disse na antevisão ao jogo.

A equipa das “quinas” parte para a derradeira jornada do Grupo A do torneio com seis pontos, fruto de duas vitórias em outras tantas partidas, liderando isolada, seguida dos anfitriões Países Baixos e da Ucrânia, com três, e da Sérvia, sem pontos.

"Sempre disse que a Ucrânia era a equipa mais forte deste grupo. É uma selecção que está sempre nos quartos-de-final e é de ‘top ranking’ europeu. O primeiro encontro é sempre complicado e eles viveram isso. Quando acordaram, foi tarde demais e tiveram esse dissabor, mas corrigiram logo a seguir. Agora vão querer melhorar ainda mais e qualificarem-se para a fase seguinte", frisou Jorge Braz.

O treinador avaliou o adversário como uma equipa “muito perigosa nas transições cada vez que ganham a posse de bola”, alertando para os comportamentos “extremamente verticais”, sendo também “objectivos e pragmáticos na bola parada”.

“É um tudo ou nada para eles também. Vão estar bastante preocupados, mais até do que nós, para estar na fase seguinte. Temos de nos preocupar connosco. Se tivermos a nossa dinâmica e formos Portugal, criando-lhes dificuldades, temos todas as condições para vencer”, assegurou o treinador com mais jogos ao serviço da equipa das “quinas”.

Jorge Braz abordou alguns resultados surpreendentes que têm acontecido durante a competição continental, onde apenas Portugal, Rússia e Geórgia permanecem 100% vitoriosos, ciente de que esta edição do Europeu “seria extremamente equilibrada”.

“Todos os jogos vão ser sempre a 100%. Quem não assumir essa vontade de vencer o jogo e de competir a 100% durante os 40 minutos, arrisca-se a ter dissabores”, avisou.

Líder do grupo A, com seis pontos, a equipa das “quinas” fecha a fase de grupos com a Ucrânia, a partir das 19h30, em Groningen, após dois jogos na Ziggo Dome, em Amesterdão.

Os portugueses podem “carimbar” o apuramento até mesmo com uma derrota, desde que seja até quatro golos de diferença, sendo que se qualificam automaticamente no caso de os Países Baixos não vencerem a sua partida, à mesma hora, em Amesterdão.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários