Petronas anuncia lubrificantes que reduzem emissões e consumo

A empresa malaia acaba de lançar uma nova gama de lubrificantes, a Syntium, que tem como objectivo reduzir o consumo de combustível e, logo, as emissões de gases com efeito de estufa.

Foto
A nova tecnologia apresentada é capaz de controlar o calor através da redução do atrito Markus Spiske/Unsplash

A indústria automóvel tem a missão de se tornar cada vez mais neutra no que diz respeito ao impacte ambiental que produz, e este não está apenas no processo da queima dos combustíveis fósseis, por combustão ou compressão, mas em vários componentes que fazem o automóvel, dos pneus aos revestimentos dos bancos.

É neste bolo que entra a Petronas, com uma gama de lubrificantes que integra a nova CoolTech+, uma tecnologia desenvolvida pela empresa que, reclamam, “permite obter um desempenho optimizado do motor”. Esta tecnologia, explicam, reduz as emissões do veículo e o consumo de combustível em até 3%, na medida em que é capaz de controlar o calor através da redução do atrito. Além disso, as embalagens foram redesenhadas para limitar o uso do plástico que, na de 20 litros, chega a uma redução de 90%.

Face aos lubrificantes de geração anterior da mesma marca, o novo Syntium, usado na Fórmula 1 pela equipa da Mercedes-AMG e que deverá chegar ao mercado a partir de Março, “oferece uma protecção quase 40% superior contra o desgaste de peças críticas” e “mais 68% de resistência à oxidação”, garantiu a Petronas durante uma conferência de imprensa online.

Sugerir correcção
Comentar