Filme de Xavier Giannoli lidera os César, prémios de cinema francês

Ilusões Perdidas está indicado, por exemplo, para melhor filme, melhor realização e melhor elenco feminino e masculino. O musical Annette, de Leos Carax, e A voz do amor, de Valérie Lemercier, inspirado na vida de Celine Dion, somam onze e dez nomeações, respectivamente.

Foto
Adaptação de um romance de Balzac, Ilusões Perdidas soma 15 nomeações DR

O filme Ilusões Perdidas, de Xavier Giannoli, é o favorito aos prémios de cinema César, com 15 nomeações, anunciou esta quarta-feira a Academia Francesa de Cinema. Adaptado de um romance de Honoré de Balzac, o filme esteve em competição em 2021 no festival de cinema de Veneza, e está actualmente em exibição em Portugal.

Ilusões Perdidas está indicado, por exemplo, para melhor filme, melhor realização e melhor elenco feminino e masculino, pelas interpretações de Jeanne Balibar, Cécile de France, Xavier Dolan, Vincent Lacoste, Salomé Dewaels e Benjamin Voisin. O musical Annette, de Leos Carax, e o filme A voz do amor, de Valérie Lemercier, inspirado na vida da cantora Celine Dion, somam onze e dez nomeações, respectivamente.

A 47.ª edição dos César acontecerá a 25 de Fevereiro, em Paris, culminando um processo de renovação interna na Academia Francesa de Cinema, actualmente presidida pela realizadora Danièle Thompson. Em 2020, a direcção da academia demitiu-se em bloco, semanas antes da cerimónia, entre críticas à gestão da instituição e uma controvérsia em relação ao realizador Roman Polanski.

Na altura, perto de 400 personalidades do cinema pediram uma “reforma completa” da academia, por causa de “mau funcionamento”, “opacidade das contas” e estatutos desactualizados.

Nesse ano, também esteve nomeado — e acabou por ser distinguido — o realizador Roman Polanski pelo filme J'Accuse - O Oficial e o Espião, num momento em que era acusado novamente de violação, pela fotógrafa e actriz francesa Valentine Monnier (o crime terá alegadamente acontecido em 1975, quando tinha 18 anos), o que motivou vários protestos.

Sugerir correcção
Comentar