Festival de Roterdão começa esta quarta-feira e tem cinema português em competição

A Criança, Tornar-se um Homem na Idade Média e Madrugada competem na 51.ª edição do festival, que pelo segundo ano consecutivo será apenas online.

Foto
A Criança, de Marguerite de Hillerin e de Félix Dutilloy-Liégeois DR

A Criança, Tornar-se um Homem na Idade Média e Madrugada são três dos filmes de produção portuguesa que se estreiam, em competição, no festival de cinema de Roterdão, que começa esta quarta-feira nos Países Baixos.

Produzida pela Leopardo Filmes, A Criança é a primeira longa-metragem de Marguerite de Hillerin e de Félix Dutilloy-Liégeois, um filme de época passado em Lisboa no século XVI, com João Arrais, Inês Tavares, Alba Baptista ou Loic Corbery. Estrear-se-á nos cinemas portugueses a 10 de Fevereiro e em Abril em França.

Na competição de curtas-metragens em Roterdão estarão Tornar-se um Homem na Idade Média, de Pedro Neves Marques, e Madrugada, de Leonor Noivo, já premiado no Curtas de Vila do Conde.

Na secção Curta e Média Duração estarão os filmes Azul, de Ágata de Pinho, Vou Mudar a Cozinha, do escritor e realizador angolano Ondjaki, e As Sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet, co-produção suíça com a produtora portuguesa Primeira Idade.

Edgar Pêra apresenta Kinorama, depois de, em 2019, ter sido alvo de uma retrospectiva no festival.

Na secção Cinema Recuperado, vai ser exibido o histórico Sambizanga, da francesa Sarah Maldoror, sobre a Guerra de Independência de Angola.

A 51.ª edição deste festival termina a 6 de Fevereiro. Pelo segundo ano consecutivo será apenas online, por causa da pandemia da covid-19.

Sugerir correcção
Comentar