Covid-19: miocardites 60 vezes mais frequentes nas crianças infectadas do que nas vacinadas

Parecer do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares defende que vacinação contra a covid-19 “é segura e eficaz em idade pediátrica”. A miocardite após vacinação é muito rara e geralmente ligeira, com rápida recuperação, explicam os especialistas.

Foto
O parecer é do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares (PNDCCV), da Direcção-Geral da Saúde Daniel Rocha

“A vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 é segura e eficaz em idade pediátrica. As reacções adversas são raras, muito em particular no grupo de crianças entre os 5 e os 11 anos. A miocardite após vacinação é muito rara e geralmente ligeira, com rápida recuperação, parece não ter sequelas, e atinge particularmente rapazes na adolescência e jovens adultos”, conclui o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares (PNDCCV), da Direcção-Geral da Saúde, num parecer a que o PÚBLICO teve acesso.

Segundo o último relatório diário da vacinação, 301 mil crianças entre os cinco e os 11 anos já iniciaram a vacinação contra a covid-19. Um número que não chega ainda a 50% do universo estimado de crianças elegíveis. É preciso, contudo, ter em conta que nem todas podem ser vacinadas nesta altura, tendo em conta que podem estar ou estiveram infectadas ou a cumprir isolamento profiláctico. De acordo com o previsto, o próximo fim-de-semana dedicado à vacinação infantil é o de 5 e 6 de Fevereiro, para primeiras e segundas tomas.

Os responsáveis do programa salientam que algumas crianças podem desenvolver doença grave na sequência da infecção pelo SARS-CoV-2, sendo “uma das complicações mais sérias” a síndrome inflamatória multissistémica (MIS-C ou PIMS) e que pode implicar a necessidade de cuidados intensivos. “Neste contexto, a vacinação assume-se como uma medida que permite diminuir a potencial gravidade do impacto da Covid-19 nas crianças e adolescentes, sobretudo tendo em conta a evidência científica robusta de que a vacina é segura, inclusivamente para o grupo etário dos cinco aos 11 anos”, afirmam, referindo que a vacinação não causa MIS-C e que estudos recentes indicam que nos adolescentes vacinados o risco de ter MIS-C após a infecção diminuiu 91%.

Quanto à miocardite (infecção do músculo cardíaco) associada à covid-19, o parecer Vacina para Covid-19 em Idade Pediátrica e Lesão Cardíaca: o que sabemos, assinado por Fátima Pinto e Filipe Macedo, refere que pode ocorrer em três circunstâncias diferentes: “devido à infecção viral, em cerca de 60 casos por 100.000 indivíduos infectados; na doença mais grave, síndrome inflamatória multissistémica por COVID-19 (MISC-C ou PIMS) atingindo cerca de 17,3% dos casos; e após vacinação, com uma incidência de 0,5 a 1 caso por 100.000 indivíduos”. Em qualquer uma destas formas, é mais frequente no sexo masculino entre os 16 e os 40 anos.

O parecer também refere que as causas da miocardite em contexto de covid-19 “são ainda desconhecidas”, assim como a razão por que “ocorre mais frequentemente entre rapazes jovens, após a puberdade”. “Também não foi ainda possível confirmar a relação causa-efeito entre a vacina e a miocardite.”

“A miocardite por infecção com SARS-CoV-2 sendo cerca de 60 vezes mais frequente, que após a vacinação, pode ter sintomas mais graves, evolução mais prolongada, bem como complicações e sequelas a longo prazo”, dizem, acrescentando que “a miocardite em idade pediátrica após a vacinação é muito rara, apresenta-se com sintomas ligeiros, evolução rápida e não aparenta ter complicações ou sequelas a longo prazo”. Dos 8,7 milhões de vacinas administradas a crianças entre os cinco e os 11 anos nos Estado Unidos resultaram 11 comunicações de casos de miocardite, “todas foram ligeiras e transitórias” e “não se conhece mortalidade directamente relacionada com a vacina”.

“A experiência dos hospitais pediátricos nacionais de referência é de que o risco de envolvimento cardíaco em doentes com infecção por covid, em qualquer idade, é uniformemente pior e mais frequente, do que após a vacinação, podendo ser responsável por sequelas tardias, que requerem seguimento a longo prazo. Não sendo comparável à miocardite após vacina, muito mais rara e ligeira”, afirmam os autores.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários