Fotogaleria

Em Deira, o berço comercial do Dubai, entre souks e especiarias

Deira, berço comercial do Dubai, antes do boom do petróleo de Abu Dhabi, é hoje um dos principais pontos turísticos da região, marcado pelo cheiro a especiarias e pela azáfama nos tradicionais mercados, onde também se ouve falar português.

Pessoas passam por uma mesquita em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Fotogaleria
Pessoas passam por uma mesquita em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ

No Dubai, junto às margens do Creek, sobrevoado por gaivotas e corvos, juntam-se os tradicionais barcos de madeira, conhecidos como ‘abras’, que funcionam como ‘táxis’, fazendo pequenas travessias até às zonas históricas, que preservam o antigo centro da cidade, como os mercados tradicionais de Deira ou Bur Dubai.

Outras embarcações, que funcionam como restaurantes, alguns aparentemente abandonados, servem de atracção para os turistas e de abrigo para alguns gatos que por lá circulam.

É nos souks que se concentra a maior agitação. Centenas de pessoas percorrem ruas estreitas de pequenas lojas, onde o cheiro a incenso e especiarias predomina.

Os vendedores convidam os turistas a entrar e a conhecer as suas lojas, “sem compromisso”, mas com insistência, pedem-lhes que cheirem as especiarias, comprem caxemira ou experimentem fatos tradicionais. Dificilmente se contentam com um não.

As misturas de chás também estão expostas à entrada das lojas e os vendedores não hesitam em recomendá-las. Para as dores de costas, barriga inchada, circulação, insónias, sistema nervoso, constipações ou problemas respiratórios, são algumas das sugestões apresentadas.

Há também alguma roupa contrafeita, relógios, perfumes, ambientadores, candeeiros, ímanes, baralhos de cartas, postais, camelos de peluche e montras carregadas de ouro.

Os preços nunca estão indicados e são sempre inflacionados numa primeira abordagem. Os turistas regateiam até chegarem a um valor que consideram justo. Além de dirhams (moeda local), muitas vezes, também são aceites euros e dólares, além dos cartões visa ou crédito, não sem antes os vendedores deixarem claro que a estas opções acresce a taxa cambial.

Muitos pedem para que os turistas fotografem as suas lojas, levem cartões e divulguem o negócio. Só as câmaras de televisão não são, por norma, bem-vindas. Os vendedores olham com desconfiança. Dizem que não é bom falar, enquanto outros fazem algumas questões, visivelmente incomodados.

É no ‘spice souk’ que Fazal Khor tem a sua loja, carregada de chás, especiarias e incensos. O proprietário tem registado um aumento no número de clientes impulsionado pela Expo Dubai.

“Este é bom para a pressão arterial, este chá de canela, lavanda, pimenta e cardamomo é relaxante, bom para dormir, e este é bom para os problemas de estômago e costas. Isto é açafrão”, indicou à Lusa, garantindo que, além dos turistas, muitas pessoas do Dubai visitam o espaço. “Sim, [a Expo] trouxe muitas pessoas da Rússia, do Brasil, do Japão ou do Qatar”, exemplificou, voltando em seguida ao ‘cardápio’ da sua loja.

Cinco vezes ao dia, os locais são chamados a rezar. Ecoam pelas ruas orações em árabe e muitos respondem em uníssono. Em frente à mesquita, que fica nas redondezas, juntam-se vários grupos. Os sapatos acumulam-se nas escadas e estendem-se pequenos tapetes nos quais as pessoas se ajoelham.

Nos mercados tradicionais e nas ruas dos bairros do centro histórico também se fala de Portugal, sobretudo de futebol. Cristiano Ronaldo, Carlos Queiroz e há até quem saiba de cor o nome principais clubes.

“O Ronaldo é o meu jogador preferido […]. Quero aprender a língua portuguesa. Tenho muitos clientes do Brasil. O sotaque é um pouco diferente, mas a língua é a mesma”, disse à Lusa Baber Daud, que também tem uma loja de especiarias em Deira, avançando logo algumas palavras em português.

Daud, oriundo do Paquistão, está há cerca de 12 anos no Dubai, cidade que diz amar, mas “em sonhos” continua a viajar para a Califórnia. “Temos muitos turistas de diferentes países da Europa e da América”, como Portugal, Brasil, Itália e Alemanha, referiu. Para o comerciante, a Expo Dubai tem levado mais turistas a Deira e a covid-19 já não os afasta.

“Não há muitos casos de covid-19 no Dubai. Está controlado. Agora já é normal. Antes, [os turistas] tinham receios. Agora, quando ficamos doentes, vamos ao médico e tomamos medicamentos”, acrescentou.

Asjad Ali Malik, que em conjunto do Daud, é dono da loja DAMT, garante que hoje os Emirados Árabes Unidos não são apenas petróleo, mas o resultado de um grande investimento no turismo e também em segurança.

“Depois de 1966, quando encontrámos petróleo, o sheik Zayed decidiu que também iríamos investir no turismo […]. Do ponto de vista económico, as pessoas pensam que os Emirados Árabes Unidos são só petróleo, mas, neste momento, isso é errado”, afirmou, vincando que este recurso contribuiu com apenas 3% para a economia local em 2021.

Malik explicou ainda que, em complemento da aposta no turismo, foi realizado um grande investimento em segurança. “Se houver paz, podemos investir, podemos ir para o país com o propósito da educação ou para aproveitar. Hoje, o Dubai e Abu Dhabi são das cidades mais seguras do mundo”, concluiu.

Lusa/Pedro Emídio (texto) e Mário Cruz (fotos)
A Lusa viajou para o Dubai a convite da AICEP

Loja de velharias em Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Loja de velharias em Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Comerciantes esperam pelo transporte dos seus produtos em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Comerciantes esperam pelo transporte dos seus produtos em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Homens rezam no exterior de uma mesquita, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Homens rezam no exterior de uma mesquita, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Uma turista no bairro Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Uma turista no bairro Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Comerciantes observam turistas no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Comerciantes observam turistas no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Um homem observa o bairro Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Um homem observa o bairro Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Comerciantes preparam as suas lojas em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Comerciantes preparam as suas lojas em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
 Uma das dezenas de lojas de especiarias do Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Uma das dezenas de lojas de especiarias do Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Pessoas utilizam barcos-taxi para atravessar o canal do Dubai "Creek" que liga as duas margens de Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Pessoas utilizam barcos-taxi para atravessar o canal do Dubai "Creek" que liga as duas margens de Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Pessoas conversam numa rua em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Pessoas conversam numa rua em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
O bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
O bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Comerciantes e turistas no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Comerciantes e turistas no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Homens conversam na rua junto a uma loja de especiarias, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Homens conversam na rua junto a uma loja de especiarias, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Homens rezam no exterior de uma mesquita, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Homens rezam no exterior de uma mesquita, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Turistas numa loja de velharias no bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Turistas numa loja de velharias no bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Um homem passa pelo Mercado de Ouro, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Um homem passa pelo Mercado de Ouro, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Um manequim no Mercado de Ouro, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Um manequim no Mercado de Ouro, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
 Um comerciante espera por clientes no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. Deira,
Um comerciante espera por clientes no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. Deira, LUSA/MÁRIO CRUZ
Um homem utiliza uma trotinete para percorrer as ruas do bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Um homem utiliza uma trotinete para percorrer as ruas do bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Homens conversam junto ao canal do Dubai "Creek", em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Homens conversam junto ao canal do Dubai "Creek", em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Um homem reza no exterior de uma mesquita, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Um homem reza no exterior de uma mesquita, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Um comerciante na sua loja no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Um comerciante na sua loja no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Comerciantes preparam as suas lojas no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Comerciantes preparam as suas lojas no Grande Mercado de Deira, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ
Duas mulheres no bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022.
Duas mulheres no bairro histórico Al Fahidi, em Deira, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 15 de janeiro de 2022. LUSA/MÁRIO CRUZ