UEFA ameaça excluir Sporting e Santa Clara das competições europeias

Campeão nacional viu apelo rejeitado e terá de provar até dia 31 de Janeiro a regularização da dívida à Sampdoria.

Foto
Transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United implica compensação à Sampdoria EPA/MARIO CRUZ

A UEFA multou esta terça-feira o Santa Clara e rejeitou o apelo do Sporting, mantendo a sanção por incumprimento das regras do “fair play” financeiro, com ambos os clubes sujeitos a exclusão das competições europeias de futebol.

Segundo a Câmara de Recursos da instância de controlo financeiro dos clubes da UEFA, o recurso do Sporting foi “rejeitado”, confirmando-se a exclusão das competições europeias para que os “leões” venham a apurar-se nas épocas 2022-23, 2023-24 e 2024-25.

“A menos que o clube possa provar até 31 de Janeiro de 2022 que pagou a quantia devida [até 15 de Janeiro] face ao acordo realizado a 26 de Novembro de 2021”, a decisão está tomada, esclarece aquele organismo em comunicado, referindo-se à percentagem da transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United que caberia aos italianos da Sampdoria. Depois de ter desmentido o emblema genovês, o Sporting manteve, entretanto, a posição que originou o apelo, garantindo que está tudo regularizado, facto que terá de ser comprovado até ao fim do mês.

O apelo dos açorianos, por seu lado, é “parcialmente deferido”, mas a sanção é a mesma, neste caso devido a verbas devidas às autoridades e em falta em Setembro de 2021, que terão agora de pagar ou negociar sob acordo para prolongar o prazo de pagamento.

Os “leões” vêem ainda confirmada uma multa de 250 mil euros, enquanto os insulares terão de pagar 25 mil euros, mais 10 mil sujeitos a confirmação, até 1 de Março, de que as verbas devidas foram pagas.

O Santa Clara vê assim reduzida a sanção de 75 mil euros inicialmente prevista.

A lista de decisões agora publicadas por aquele organismo da UEFA também abrange o Betis, da Liga espanhola, que terá de pagar 150 mil euros de multa, não se mantendo a “ameaça” de exclusão das competições europeias.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários