A incompreensão de se perder o pai na guerra

Uma prosa poética comovente que nos conta a história de uma menina que tem uma missão e um segredo. A literatura é isto.

morte,ilustracao,criancas,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
Rosalie: Als mein Vater im Krieg war
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
morte,ilustracao,criancas,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
morte,ilustracao,criancas,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
morte,ilustracao,criancas,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
Capitã Rosalie
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
,Ilustrador
Fotogaleria
Isabelle Arsenault
,Livros Walker
Fotogaleria
Capa do livro “Capitão Rosalie”, editado pela Orfeu Negro Isabelle Arsenault

A história decorre durante a Primeira Guerra Mundial, mas poderia ser durante outra, com igual sofrimento. Explica a menina de cinco anos e meio logo no início do livro, num texto assinado por Capitão Rosalie: “Tenho um segredo. Todos pensam que estou a desenhar no meu caderno, sentada no banquinho debaixo dos cabides, ao fundo da sala de aula. Pensam que estou a sonhar, esperando pelo fim da tarde. Chamam-me Rosalie. E o professor passa por mim enquanto dita aos alunos. Faz-me uma festa na cabeça. Mas eu sou um soldado em missão. Espio o inimigo. Preparo o meu plano.”

Vive numa aldeia, longe da guerra, mas com a sua omnipresença: “Não tenho qualquer memória para lá da guerra. Era muito pequenina, antes de ela começar.”

Enquanto a sua mãe trabalha na fábrica de munições, o professor da escola dos mais velhos aceita que ela fique ao fundo da sala, para não passar o dia sozinha. É demasiado crescida para a ama. “O professor chega às sete da manhã. Só tem um braço desde que voltou da guerra. Mas sorri como se já fosse muito bom ter ao menos um. E poder estar ali, no silêncio da escola. — Sempre no teu posto, minha menina? Ele deveria chamar-me ‘meu capitão’ e bater os calcanhares, mas fico calada. Missão secreta. Ninguém deve suspeitar de nada.”

Foto
Isabelle Arsenault

Ao fim da tarde, a mãe vai buscá-la e à noite lê-lhe as cartas do pai. A menina desconfia de que a mãe não lê exactamente o que lá está. “E vejo bem que a minha mãe continua a ler ainda durante muito tempo, apesar de só haver uma única página escrita no envelope. Vejo bem que ela não pára nem mesmo quando a vela do quarto se apaga.” A única coisa que lhe parece verdadeira são os desenhos do pai, a representar a paisagem e os soldados escondidos nos buracos.

Na noite do aniversário de Rosalie, a carta que foi entregue lá em casa não era do pai, mas sobre o pai. A mãe não tem coragem de revelar a verdade à menina, mas ela intui o que se passou. “No dia seguinte, vejo que nada voltará a ser como dantes. Um envelope azul na cozinha. Impossível encontrar o olhar da minha mãe. Esquiva-se quando me aproximo. Fala depressa, baixando a cabeça. Já pus o meu gorro de lã e o casaco. Olho para ela. Está inquieta como se estivesse atrasada, mas não se mexe. Por fim, pega no envelope e fá-lo desaparecer.”

Rosalie acabará por encontrá-lo mais tarde. E ela já sabia ler, aprendera durante os dias que passava na escola sem que ninguém desse por ela nem por nada.

Foto
Isabelle Arsenault

Um livro tocante e triste, mas revelador de uma grande coragem de mãe e filha e da solidariedade e amizade que as situações difíceis conseguem gerar. Mais ainda durante uma guerra.

O autor do texto, Timothée de Fombelle, é francês, professor de Literatura, dramaturgo e autor premiado de livros para jovens. Aqui demonstra bem o seu talento e sensibilidade.

Foto
Isabelle Arsenault

As ilustrações estão de acordo com o ambiente descrito, não apenas nas cores (um laranja quente nos cabelos e fogo, em contraste com os cinzas e o negro), mas na forma como os elementos se dispõem, ampliando a ternura das relações entre as personagens.

Poesia visual característica de Isabelle Arsenault, uma das mais reconhecidas ilustradoras canadianas e bastante premiada. A subtileza também a acompanha.

Capitão Rosalie cumpriu a sua missão. Pacífica.

Mais artigos Letra Pequena e blogue Letra Pequena

Sugerir correcção
Comentar