Em demanda das minhas origens, uma viagem à Madeira

A leitora Andrea Bali Vivas estreou-se na ilha do Atlântico, inspirada pelo desejo de conhecer melhor as suas origens.

Foto
Andrea Bali Vivas

Inspirada pelo desejo de conhecer melhor as minhas origens, pedi aos meus pais para fazermos uma viagem à Madeira. A minha avó nasceu na Ponta do Sol, um dos onze municípios da actual Região Autónoma da Madeira. O Aeroporto Cristiano Ronaldo, com uma das pistas de aterragem mais perigosas no mundo, não foi problema para o experimentado piloto, o grande comandante João Martins, e a paisagem mostrou-se-nos logo como um espectáculo marcante.

Desde que chegámos à ilha da Madeira, encontrámos sempre gente muito afável. Já fora do aeroporto, apanhámos um táxi. Durante o trajecto percorrido, o motorista, o senhor Fernando Vieira, revelou-se lusodescendente, tal como eu. No entanto, já com muitos anos a viver na Madeira, não lhe faltavam capacidades para nos ir indicando todas as belezas que conseguíamos ver.

Quando o estômago acordou, olhámos o relógio e eram 14h daquele dia soalheiro. O meu pai decidiu fazer uma paragem num restaurante e o não menos faminto Fernando concordou. À mesa, investigámos a ementa. Era variada e gostosa, com diversos tipos de peixe, mas a decisão foi unânime: o atum seria a melhor escolha. O atum madeirense é uma delícia, aliás reconhecida internacionalmente, e, acompanhado com saborosas batatas e uma salada mediterrânica, mais do que um almoço, aquilo parecia uma obra de arte.

Uma vez acabado esse manjar dos deuses, chegou o momento de prosseguir a nossa peregrinação. Ao longe via-se o mar. Nesse momento, a minha avó começou a desfiar recordações da sua infância e de como, quando era pequena, ia com o meu bisavô apanhar peixe naquelas mesmas águas.

Foto
Andrea Bali Vivas

Na casa da família fomos recebidos pela minha tia-avó Lourdes, entre beijinhos e beijinhos e muitos beijinhos mais. Decidimos descansar um bocado para, a seguir, ir conhecer melhor o Funchal, a face mais turística da ilha. Depois de descansarmos um pouco, recomeçámos a nossa aventura.

O Funchal, com a sua configuração em anfiteatro, é muito bonito. Conseguimos ver o Teatro Municipal Baltazar Dias, a Sé Catedral, o Museu CR7 e o Centro Comercial La Vie. A cidade tem vida nocturna agitada e está cheia de hotéis. Parámos no restaurante-bar O Avô para jantar. Esgotados pela viagem, voltámos a casa para dormir e arrumar as nossas coisas. No dia a seguir, a minha avó quis visitar o cemitério de Ponta do Sol, para visitar os meus bisavós, e a seguir fomos à praia. Estivemos na praia Formosa, com água mais quente que a das praias do continente e que me lembrou a da minha Venezuela. Viam-se ainda muitos turistas ingleses e franceses.

No dia a seguir tínhamos uma nova aventura a cumprir, umas caminhadas. Madeira é famosa pelas chamadas levadas, que são trilhos que marginam os canais por onde corre água em toda a ilha. Percorremos uma das mais populares, a Levada dos Balcões. Foram três quilómetros, uma hora e trinta minutos de caminhada e paisagens espectaculares. Depois de um dia esgotante, acabámos por jantar em casa. Era a nossa última noite na Madeira. Já ia enchendo a mala com belas lembranças, pronta para voltar a Lisboa. Já conhecia um pouco das minhas origens.

Andrea Bali Vivas

Sugerir correcção
Comentar