Eurostat confirma inflação de 5% na zona euro em Dezembro

Alguns países União Europeia registaram taxas de inflação acima de 10%, comoé o caso da Estónia e da Lituânia. Portugal teve a segunda taxa mais baixa das 19 economias que têm o euro como moeda

Foto
Preços começaram a subir a partir do segundo semestre de 2021 Paulo Pimenta

A taxa de inflação homóloga da União Europeia (UE) foi de 5,3% em Dezembro, divulgou esta quinta-feira o Eurostat, confirmando a de 5% na zona euro, ambas com novos máximos, e com Portugal a registar a segunda menor (2,8%).

A inflação tem vindo a acelerar em vários pontos do globo desde a segunda metade de 2021, e a principal justificação está na evolução dos preços da energia.

Na zona euro, a taxa de inflação homóloga atingiu a barreira dos 5%, um novo máximo desde o início da série, em 1997, acima da de 4,9% de Novembro e de -0,3% de Dezembro de 2020, confirmando-se a estimativa do serviço de estatística europeu.

Na UE manteve-se também a tendência de subida dos preços, comparando-se os 5,3% de Dezembro de 2021 com os 5,2% do mês anterior e os 0,3% do homólogo, segundo o comunicado hoje divulgado pelo Eurostat.

As taxas de inflação mais baixas foram observadas em Malta (2,6%), em Portugal (2,8%) e na Finlândia (3,2%) e as mais altas na Estónia (12%), Lituânia (10,7%) e Polónia (8%).

Face a Novembro de 2021, a inflação homóloga recuou em sete Estados-membros, manteve-se estável em dois e aumentou nos outros 18, incluindo em Portugal.

Refira-se ainda que todos os Estados-membros apresentam, pelo segundo mês consecutivo, taxas de inflação homóloga acima dos 2%.

Em Julho, o Banco Central Europeu (BCE) informou que a sua nova estratégia contempla um objectivo de inflação simétrica de 2% a médio prazo, uma meta mais flexível, admitindo desvios temporários e moderados.

O objectivo de inflação definido pelo BCE até agora era uma taxa próxima, mas ligeiramente abaixo de 2%.

Sugerir correcção
Comentar