Cinco séries sobre vidas extraordinárias

Em versão documental ou recriação biográfica (mais ou menos ficcionada), estas cinco escolhas falam sobre pessoas excepcionais, mas também sobre religião, música, desporto, ideais e liberdade.

series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Genius
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Unorthodox
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
The Beatles: Get Back
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Madam C.J. Walker: Uma Vida Empreendedora
,Ator
Fotogaleria
Maradona, Sonho Bendito

Genius

Disney +
Desenvolvida por Noah Pink e Kenneth Biller, e com nomes como Brian Grazer e Ron Howard como produtores executivos, esta série tem o selo da National Geographic e recria as existências de pessoas geniais que marcaram o século XX. Desde a juventude à idade adulta, acompanhamos os grandes feitos, as vitórias e derrotas, mas também o lado mais íntimo (e por vezes sombrio) das suas biografias. Tendo por base a obra Einstein: His Life and Universe, escrita por Walter Isaacson, a primeira temporada é realizada por Ron Howard e debruça-se sobre Albert Einstein (1879-1955), prémio Nobel da Física em 1922, que mudou paradigmas da ciência ao desenvolver a sua teoria da relatividade geral. A segunda percorre a existência do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), co-criador do Cubismo (com o seu colega Georges Braque), que se insurgiu contra o franquismo e tido como uma das mentes mais influentes da sua época. Na terceira, acompanhamos Aretha Franklin (1942-2018), considerada, pela revista Rolling Stone, a “maior cantora de todos os tempos”. A força da sua personalidade e capacidade de se fazer ouvir, transformou-a num símbolo da luta afro-americana pelos direitos civis, assim como um dos grandes rostos da emancipação feminina. Uma quarta temporada, ainda não estreada, será sobre Martin Luther King Jr (1929- 1968), o pastor baptista que se tornou líder do movimento dos direitos civis nos EUA. No elenco encontramos Geoffrey Rush, Johnny Flynn, Emily Watson, Antonio Banderas, Alex Rich, Cynthia Erivo, Shaian Jordan, Clémence Poésy, Catherine McCormack e Samantha Colley, entre outros.

Unorthodox

Netflix
Uma mini-série de quatro episódios criada por Anna Winger, com base no livro de memórias Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots, escrito por Deborah Feldman em 2012. Estreada em 2020 na Netflix, conta-nos a vida de Esty (Shira Haas), uma jovem tímida de 19 anos, nascida no seio de uma comunidade judaica hassídica de Williamsburg, Nova Iorque. Depois de tentar, sem sucesso, acomodar-se ao casamento arranjado com Yanky (Amit Rahav), aceita a ajuda da professora de piano e foge para Berlim, onde espera encontrar a mãe e recomeçar a vida. Na Alemanha, depois de escapar a um destino de submissão, Esty vai poder ser finalmente livre, sem as amarras dos valores que lhe foram incutidos desde a infância e que sentia como um fardo insuportável. Nomeada para dois Globos de Ouro, um BAFTA e oito Emmys, Unorthodox ganhou o Emmy de melhor realização de mini-série (Maria Schrader).

The Beatles: Get Back

Disney +
Após uma primeira apresentação do que foi o percurso meteórico dos Beatles, este documentário musical de três episódios mostra o processo de gravação de Let It Be, o último álbum da banda. Realizado por Peter Jackson (o oscarizado realizador da saga O Senhor dos Anéis), a partir de 57 horas de imagens e 150 horas de gravações áudio captadas pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg em Janeiro de 1969, este projecto dá a conhecer a amizade e espírito de camaradagem (e também as desavenças) que uniam John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, os “quatro fabulosos” de Liverpool. The Beatles: Get Back mostra ainda a última apresentação ao vivo dos Beatles enquanto grupo: o inesquecível concerto improvisado no terraço do edifício da Apple Corps (a editora fundada pela banda) – onde foram acompanhados pelo célebre teclista Billy Preston, também conhecido como o “quinto Beatle” –, que terminou com a intervenção da Polícia Metropolitana de Londres.

Madam C.J. Walker: Uma Vida Empreendedora

Netflix
Listada no Livro Guinness dos Recordes como a primeira mulher norte-americana tornada milionária por mérito próprio, Madam C. J. Walker (nascida Sarah Breedlove), nasceu a 23 de Dezembro de 1867. Depois de uma vida de pobreza e sacrifício a trabalhar como lavadeira, Walker fez fortuna ao encontrar a receita de um produto revolucionário para cabelos africanos, dando início a uma linha de cosmética que foi vendendo a amigas e clientes, até fundar a bem-sucedida Madam C. J. Walker Manufacturing Company. Sendo uma mulher afro-americana numa América marcada pelo preconceito, a sua vida parecia condenada à simples sobrevivência. Mas a sua coragem, dedicação e personalidade forte fizeram-na criar um império milionário que deu emprego a centenas de pessoas e conquistou o respeito não só da comunidade negra, mas de toda a sociedade da altura. Realizada por DeMane Davis e Kasi Lemmons e com Octavia Spencer (nomeada para o Emmy pela sua prestação) a encabeçar o elenco, esta mini-série original da Netflix é baseada na biografia On Her Own Ground: The Life and Times of Madam C.J. Walker, escrita por A’Lelia Bundles.

Prime Video
Filmada na Argentina, em Espanha, em Itália e no México, esta série original da Amazon Prime Video percorre a trajectória de Diego Armando Maradona, desde a infância até à idade adulta. Conta com dez episódios de aproximadamente uma hora, que se focam, simultaneamente, na ascensão e declínio da sua carreira. Conhecemos as dificuldades por que passou quando vivia na Argentina e os momentos de viragem que o transformaram num jogador de futebol excepcional, mas também as derrotas pessoais e profissionais, a dependência à cocaína e os seus esforços na reabilitação. Esta é a história de um desportista considerado um dos melhores no mundo do futebol, mas também de alguém cheio de fraquezas, que constantemente se debate com os seus demónios interiores. Com os actores Nazareno Casero, Juan Palomimo e Nicolas Goldschmidt a interpretar Maradona ao longo da vida, a realização ficou entregue a Alejandro Aimetta, Roger Gual e Edoardo De Angelis.

Sugerir correcção
Comentar