Um tecto de Caravaggio no leilão do século

Vai esta terça-feira a leilão em Roma, com um preço de referência de 471 milhões de euros, a sumptuosa Villa Aurora, que possui o único mural pintado por Caravaggio. Petição apela ao Governo italiano para exercer direito de preferência.

Foto
Detalhe do mural de Caravaggio na Villa Aurora, em Roma wikicommons

A residência da família Boncompagni Ludovisi ​em Roma, conhecida por Villa Aurora, que tem um mural de Caravaggio (1571-1610) – o único que se conhece – a decorar o tecto de uma das suas 40 divisões, vai esta terça-feira a leilão avaliada em 471 milhões de euros. A venda foi decidida por um tribunal romano em Outubro passado, como modo de assegurar a liquidação das dívidas fiscais dos desavindos herdeiros de Nicolò Boncompagni Ludovisi, descendente dos príncipes de Piombino, que morreu em Março de 2018.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários