Morreu Armando Gama, a voz de Esta balada que te dou

Fundou a banda de rock progressivo Tantra e venceu o Festival da Canção de 1983. Tinha 67 anos.

Foto
Armando Gama no Festival da Canção de 1983 Lusa

Armando Gama, que em 1983 escreveu e interpretou Esta balada que te dou, que lhe valeu a vitória no Festival da Canção e o 13.º lugar na Eurovisão desse ano, morreu na madrugada desta segunda-feira, vítima de cancro. Tinha 67 anos e estava internado no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.

Gama, que nasceu em Luanda, Angola, em 1954, fez carreira na música popular portuguesa em várias das suas vertentes. Além de compositor e intérprete, era também produtor ou arranjador de nomes como Mário Mata, Dina, Nicolau Breyner, Doce, Damas Rock ou Ariane. Pertenceu aos duos Marinho & Gama e Sara Banda, bem como à banda de rock progressivo Tantra, da qual foi teclista e fundador, ao lado de Manuel Cardoso. Saiu após ter gravado apenas um disco com a banda, Mistérios e Maravilhas, para começar uma carreira a solo.

Editou o disco Quase tudo, que já tinha a canção do Festival noutra versão, em 1982, o mesmo ano de Miúda funky, com Armando Gama & os Cânone. Lançou também temas como Adoro Chopin, Mais uma canção, Amor até ao fim ou No teu abraço. Também em 1982, fez a versão portuguesa da música da série animada alemã Sport Billy.

Depois disso, fez dupla com Valentina Torres, apresentadora do Festival da Canção, com quem foi casado durante 26 anos, e virou-se para a música ligeira, tendo ambos feito parte do single de grande êxito dos anos 1990 Mãe querida, com Tony Carreira, Ágata, Tozé Morais, Romana e Luís Filipe Reis. Grande fã dos Beatles, nos anos 2000 fez um espectáculo com versões da banda britânica chamado Armando Gama, o 5.º Beatle.

Em 2020, quando trabalhava como músico em vários hotéis, foi acusado de violência doméstica por Bárbara Barbosa, a sua companheira desde 2010, 35 anos mais nova do que Gama, e autora da biografia Esta Balada Que te Dou, de 2019. Em causa estariam agressões físicas e psicológicas contra Bárbara Barbosa, em frente ao filho menor de ambos. Armando Gama, que negou as acusações, foi detido e alvo de uma queixa-crime, tendo o músico também sido acusado de posse de arma ilegal. Ficou proibido de contactar e de se aproximar da ex-parceira.

O velório do músico realiza-se a partir das 18h desta segunda-feira na Basílica da Estrela.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários