Migrants: esta curta sobre refugiados (que são ursos polares) derrete o coração

O filme de animação de oito minutos narra a história de dois ursos polares, mãe e cria, que são forçados a abandonar o seu habitat gelado devido ao aquecimento global – uma alegoria que remete para as crises climática e de refugiados que já afectam populações humanas. 

A casa de dois ursos polares, protagonistas desta multipremiada curta-metragem de animação 3D, intitulada Migrants, tornou-se inabitável devido às alterações climáticas. O degelo das superfícies onde viviam forçou mãe e cria a encontrar um novo habitat. À chegada ao novo destino, a recepção, porém, não é amigável. Ursos castanhos autóctones impedem, com recurso a força, a permanência dos recém-chegados, expulsando-os do seu território. O que acontece a seguir?

No decorrer do filme, torna-se difícil para o espectador não empatizar com os refugiados climáticos, dois adoráveis ursos que procuram apenas um lugar seguro para viver. A narrativa é uma alegoria que remete para as crises climática e de refugiados que já afectam populações humanas. O filme de oito minutos, produzido por cinco alunos (Hugo Caby, Antoine Dupriez, Lucas LermytteZoé Deviseand Aubin Kubiak) da escola de cinema de animação PÔLE 3D, em Roubaix, França, foi premiado e nomeado mais de 300 vezes em festivais internacionais de cinema de animação.