Bernardino Pires, revelação de um fotógrafo desconhecido

Editora In-Libris vai publicar uma centena de imagens do Porto, seleccionadas de um espólio de cerca de 10 mil negativos de Bernardino Pires (1901-1977), nome ainda desconhecido na fotografia portuense. Vários escritores vão comentar as imagens.

Bernardino Pires esteve ligado à Associação Fotográfica do Porto, criada no início da década de 1950, e integrou o chamado “Grupo da Ribeira”, fotógrafos amadores que se reuniam na marginal do Douro para fazerem as suas fotografias
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Bernardino Pires esteve ligado à Associação Fotográfica do Porto, criada no início da década de 1950, e integrou o chamado “Grupo da Ribeira”, fotógrafos amadores que se reuniam na marginal do Douro para fazerem as suas fotografias

A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires será o título da obra que está a ser preparada pelo livreiro-alfarrabista, editor e também fotógrafo Paulo Ferreira, com a chancela da sua In-Libris, numa parceria com o filho do fotógrafo, Daniel Pires, e com o apoio do programa Garantir Cultura.

“Este espólio, que contém cerca de 10 mil negativos, e que começámos, entretanto, a digitalizar e a estudar, chegou ao meu conhecimento em 2019, por via de Hermano Marques, um médico e fotógrafo amador que integrou a Associação Fotográfica do Porto e aí conheceu ainda Bernardino Pires”, diz ao PÚBLICO o livreiro-editor. “Ninguém conhece o seu nome e o seu trabalho, um amador que, além da fotografia, teve uma actividade interessante também como ilustrador e publicitário, entre muitas outras coisas”, acrescenta Paulo Ferreira.

Bernardino Pires usava uma Zeiss Super-Ikonta 6x6
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depoisFotografias do colectivo de fotógrafos amadores eram expostas nos salões e nos concursos promovidos pela Associação Fotográfica do Porto ou pelo Grémio Fotográfico Português
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Bernardino Pires fazia a leitura da exposição necessária para determinado momento, sem nunca usar fotómetro, recorda o também fotógrafo e economista Ricardo Fonseca
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Actividade fotográfica do Grupo da Ribeira concentrava-se na atenção à cidade, nos seus lugares mais ‘fotogénicos’, muito na senda do mundo registado nos primeiros filmes de Manoel de Oliveira
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Sobre a fotografia da segunda metade do século XX, escrevem Tereza Siza e Maria do Carmo Serén no livro O Porto e os seus Fotógrafos: "Procura-se ‘o natural’ e realçar os efeitos de luz e os contrastes”
Sobre a fotografia da segunda metade do século XX, escrevem Tereza Siza e Maria do Carmo Serén no livro O Porto e os seus Fotógrafos: "Procura-se ‘o natural’ e realçar os efeitos de luz e os contrastes”
Ricardo Fonseca confirma que Bernardino Pires foi “um homem que fez história na fotografia na cidade do Porto, mas com meios muito rudimentares”
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Bernardino Pires era extremamente rigoroso no enquadramento
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Predominam as paisagens pictóricas e os motivos sensíveis ou humanistas.
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"O mais importante para ele era o homem, o olhar", diz Ricardo Fonseca
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Acervo de cerca de 10 mil negativos esteve “escondido” durante mais de quatro décadas na casa de Daniel Pires, filho do fotógrafo amador, que, entretanto, decidiu dar-lhe atenção
Acervo de cerca de 10 mil negativos esteve “escondido” durante mais de quatro décadas na casa de Daniel Pires, filho do fotógrafo amador, que, entretanto, decidiu dar-lhe atenção
 “Só numa década, entre 1963 e 1973, o meu pai participou em meia centena de concursos e salões fotográficos, em Portugal, mas também em Espanha e no Brasil, tendo conquistado vários prémios, taças e diplomas”, diz Daniel Pires
“Só numa década, entre 1963 e 1973, o meu pai participou em meia centena de concursos e salões fotográficos, em Portugal, mas também em Espanha e no Brasil, tendo conquistado vários prémios, taças e diplomas”, diz Daniel Pires
O chamado Grupo da Ribeira juntava-se aos sábados e domingos de manhã para fotografar a cidade
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O editor-alfarrabista Paulo Ferreira edita na Primavera "A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires"
O editor-alfarrabista Paulo Ferreira edita na Primavera "A Cidade do Porto na Obra do Fotógrafo Bernardino Pires"
Ana Cristina Alves, que está a fazer um mestrado na área das artes e património, colabora com Paulo Ferreira na digitalização e estudo do volumoso espólio de Bernardino Pires
Ana Cristina Alves, que está a fazer um mestrado na área das artes e património, colabora com Paulo Ferreira na digitalização e estudo do volumoso espólio de Bernardino Pires
Trabalho de digitalização concentra-se ainda nos negativos a preto e branco (o fotógrafo experimentou também a cor, no final da sua carreira) nas dimensões 6x6 e 6x9
Trabalho de digitalização concentra-se ainda nos negativos a preto e branco (o fotógrafo experimentou também a cor, no final da sua carreira) nas dimensões 6x6 e 6x9
Auto-retrato será capa do livro cujo lançamento se prevê para a Primavera
Auto-retrato será capa do livro cujo lançamento se prevê para a Primavera