Entre 3% a 7% da população em isolamento no domingo das eleições

A estimativa é do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, mas a situação da pandemia a 30 de Janeiro depende do desenrolar da vacinação de reforço e das crianças dos 5 aos 11 anos. O número de pessoas em isolamento ou quarentena deverá estar mais próximo das 310 mil do que das 720 mil.

Foto
As eleições legislativas antecipadas estão agendadas para dia 30 de Janeiro Nelson Garrido

Entre três a 7% dos portugueses poderão estar em isolamento devido à pandemia de covid-19 no domingo das eleições legislativas, 30 de Janeiro. Por essa altura, a incidência de infecções deverá estar mais baixa, indicam os cenários do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa).

“Relativamente aos indivíduos em isolamento ou quarentena, a verificarem-se os cenários traçados, já deveremos estar em fase descendente nessa altura e, de acordo com as nossas simulações, esse valor a 30 de Janeiro poderá estar entre 3% a 7% da população”, adiantou à Lusa Baltazar Nunes, investigador do Insa.

Segundo o responsável pela Unidade de Investigação Epidemiológica, se o máximo tiver sido alcançado nos últimos dias, e o país não ultrapassar os 40 mil a 50 mil casos diários, no final do mês o número de isolamentos estará “mais próximo dos 3% do que dos 7%”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a população residente em Portugal é de cerca de 10,3 milhões de pessoas, o que quer dizer que poderão estar isoladas ou em quarentena no dia das eleições entre cerca de 310 mil e 720 mil pessoas.

Baltazar Nunes salientou ainda que a situação epidemiológica a 30 de Janeiro, dia em que os portugueses são chamados a eleger os 230 deputados, será, em grande parte, determinada pela eficácia das medidas de contenção implementadas durante a última semana de Dezembro e as primeiras de Janeiro.

Além disso, a situação da pandemia no final do mês depende do desenrolar da vacinação de reforço e das crianças dos 5 aos 11 anos, adiantou o especialista, ao avançar que, “quanto maior for a cobertura vacinal destes grupos, melhor será a situação epidemiológica”.

De acordo com investigador do Insa, a incidência de infecções deverá começar o seu “processo descendente nas próximas semanas” e, caso se verifiquem os cenários previstos, no dia das legislativas é provável que o país esteja “com níveis de incidência acumulada mais baixos do que os actuais e que o índice de transmissibilidade (Rt) esteja abaixo ou perto de 1”.

Relativamente à pressão sobre os serviços de saúde, que tem aumentado gradualmente nos últimos dias, Baltazar Nunes adiantou que, também de acordo com os cenários, o máximo de ocupação de camas em unidades de cuidados intensivos (UCI) será registado entre a primeira e a segunda semana de Fevereiro.

“Se os cenários delineados se verificarem, na semana de 30 de Janeiro, estaremos próximos ou a atingir o máximo de camas em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos. Os nossos cenários projectavam máximos em enfermaria que podem variar entre 1.300 e 3.700 e em UCI entre 184 a 453”.

Sugerir correcção
Comentar