Universitários do Porto disponíveis para serem voluntários em mesas de voto

A presidente da FAP apelou não só aos estudantes universitários de outras academias, mas também a jovens espalhados pelo país para que se voluntariem para as mesas de voto e se desloquem às urnas.

Foto
Rui Gaudencio

A Federação Académica do Porto (FAP), que representa mais de 70 mil estudantes, disponibilizou-se esta sexta-feira, 14 de Janeiro, para mobilizar jovens da academia a reforçar as mesas de voto para as eleições legislativas, respondendo ao apelo do presidente da Câmara do Porto.

“Estamos a mobilizar e a levantar disponibilidades de jovens da academia do Porto para ajudarmos a reforçar as mesas de voto, em especial para o voto antecipado. Já comunicámos esta disponibilidade à autarquia do Porto. Assim, faremos chegar esta informação ao município do Porto, e quiçá a outros municípios do país, caso tenhamos resposta positiva de estudantes do ensino superior deslocados. Independentemente do número de jovens, sabemos que estamos a contribuir positivamente e a marcar a diferença”, avançou à agência Lusa a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou na terça-feira a Comissão Nacional de Eleições (CNE) de só servir para avaliar as “queixinhas durante o período eleitoral” e não ter preparado as regras para o voto antecipado para as legislativas em pandemia. Rui Moreira fez mesmo um apelo aos partidos políticos: “O meu apelo é nesse sentido, é que as forças políticas se empenhem, já que concorrem a eleições, e bem, e são partidos, que disponibilizem pessoas, militantes seus, pessoas da sua confiança, para nos ajudarem nesta tarefa.”

A presidente da FAP apelou não só aos estudantes universitários de outras academias, mas também a jovens espalhados pelo país para que se voluntariem para as mesas de voto e se desloquem às urnas.

Segundo Ana Gabriela Cabilhas, os jovens e estudantes do ensino superior mostram uma vez mais que não ficam “indiferentes à situação que o país vive” e que vão “fazer tudo” o que estiver ao seu alcance para que a “democracia não fique suspensa”.

Não estamos alheados da política, isso é fake news (notícias falsas)”, argumenta a presidente da FAP, recordando que os estudantes são os primeiros a reivindicar os seus direitos e também os primeiros a não faltar aos seus deveres.

A mobilização dos estudantes da academia do Porto para reforçar as mesas de voto nos dias 23 e 30 “é ser do Porto, é ser do Norte, [porque] nos bons e maus momentos estamos unidos”, disse. “Hoje estamos unidos para responder à falta de planeamento a nível central”, conclui Ana Gabriela Cabilhas.

As eleições legislativas estão marcadas para 30 de Janeiro, e o voto antecipado decorrerá no dia 23.

Sugerir correcção
Comentar