Justiça corporativa

O TEDH, por unanimidade, declarou que Portugal violou a obrigação de respeitar a liberdade de expressão dos seus cidadãos e mandou o Estado devolver a Emídio Rangel o dinheiro que os tribunais portugueses o tinham condenado a pagar por causa das afirmações sobre as estruturas sindicais dos magistrados.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), na passada terça-feira, viu-se obrigado a, uma vez mais, reparar uma injustiça praticada pelos nossos tribunais no domínio da liberdade de expressão. Desta vez, estava-se perante uma malfeitoria praticada, em 2013, pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), pelos teclados dos juízes conselheiros Artur Rodrigues da Costa e Arménio Sottomayor, ao condenar o jornalista Emídio Rangel (1947–2014) a pagar, a título de indemnização, € 25.000,00 euros à Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e outro tanto ao Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários