Não, não são precisos sumos detox para limpar as nossas entranhas

No mundo das dietas, o termo “desintoxicar” refere-se à remoção de substâncias tóxicas do organismo. Mas o corpo já o faz naturalmente através do suor, respiração, urina e fezes.

Foto
Uma alimentação é a melhor desintoxicação, lembram os especialistas Kaizen Nguy/Unsplash

Se comeu e bebeu mais do que o habitual durante as festas, poderá pensar que uma desintoxicação de Ano Novo é uma boa ideia. Por todo o lado, há anúncios que afirmam que os sumos de desintoxicação podem ajudá-lo a perder peso, controlar o apetite, impulsionar o metabolismo e eliminar toxinas. Tudo isto parece apelativo, mas será que as desintoxicações produzem realmente esses resultados impressionantes? Claro que não. Não há nada de mágico em beber um sumo caro feito de pepino, aipo, limão, salsa ou qualquer outra erva, legumes e frutas atirados para dentro do liquidificador.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários