OMS recomenda novo medicamento contra a covid-19 e emite reservas a dois aprovados na Europa

O baricitinib é de uma classe com aplicações no tratamento do cancro e doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide. Porém, dois anticorpos monoclonais aprovados na Europa têm benefícios demasiado pequenos, e só devem ser usados por pessoas que corram o risco de internamento.

Foto
O medicamento agora recomendado pela OMS é semelhante ao de outros fármacos para a artrite denominados inibidores da interleucina-6 DANIEL BECERRIL/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o medicamento baricitinib, que também é usado para a artrite reumatóide, é fortemente recomendado para tratar doentes de covid-19 graves ou em estado crítico, em particular se for usado em combinação com corticosteróides, diz em comunicado de imprensa desta quinta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar