Camarões operam reviravolta com bis de Aboubakar e de Ekambi

Etiópia surpreendeu selecção de António Conceição, mas o avançado do Lyon e o ex-portista do Al Nassr e líder dos goleadores da CAN deram resposta cabal.

Foto
Vincent Aboubakar assume-se como o goleador da prova Reuters/THAIER AL-SUDANI

A selecção dos Camarões venceu esta quinta-feira, em Yaoundé, o jogo da segunda ronda do Grupo A da Taça das Nações Africanas CAN 2021, superando a Etiópia por 4-1. Os camaroneses ficam, assim, em posição privilegiada, apenas a aguardar pelo desfecho do Cabo Verde-Burkina Faso, para dissiparem eventuais dúvidas quanto à vitória no grupo e ao respectivo posicionamento na qualificação para os oitavos-de-final da competição.

O atacante do Lyon Toko-Ekambi abriu e fechou a goleada dos Camarões, que contou igualmente com a inspiração do ex-FC Porto Vincent Aboubakar, actualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita, autor do primeiro bis do jogo e segundo da prova, depois de ter selado o triunfo frente à selecção do Burkina Faso com dois penáltis.

Aboubakar lidera a lista de melhores marcadores da prova, com quatro golos, mas o primeiro protagonista da partida foi o etíope Dawa Hotessa, autor do golo inaugural, com apenas 4 minutos decorridos.

A reacção da selecção orientada pelo português António Conceição não tardou, surgindo por Ekambi (8'), na sequência de um cruzamento da direita, na segunda vaga após Aboubakar ter activado uma autêntica bomba.

A surpresa da Etiópia poderia ter sido maior, mas o aproveitamento do ataque, normalmente em transições rápidas, dos etíopes traiu as intenções de uma equipa que entrou em falência quando Aboubakar deu a volta ao marcador (53'), bisando no espaço de dois minutos.

Os Camarões entraram, depois, em velocidade cruzeiro, aproveitando o bis de Ekambi (67'), sucedendo-se as substituições, que voltaram a sublinhar o melhor da equipa de Wubetu Abate, que acabou a desperdiçar um par de oportunidades flagrantes e a perder a oportunidade de voltar à discussão do jogo nos instantes finais.

Sugerir correcção
Comentar