De Animal Collective a Beach House: barcos que nos levem a outro lugar

Time Skiffs, dos Animal Collective, e Once Twice Melody, dos Beach House, surgem no horizonte de 2022 como refúgio seguro nesta incerteza paralisante que teima em se perpetuar.

Foto
Hisham Bharoocha

Não é que tenham estado parados, mas o tempo deixou de certa forma de ser o tempo deles, pelo menos como o fora na primeira década do século e no início da seguinte, quando o seu som e imaginário se tornaram presença tanto palpável quanto subliminar, vozes erguidas em uníssono, arpejos de sintetizador, luminosidade pop extraída de experimentalismo das margens a alastrar por todos os recantos do cenário musical. Luz curiosa aquela dos Animal Collective, intrigante mas calorosa, raio de esperança em tempos sombrios, mas não tão sombrios como se tornariam depois — mas isso não sabíamos então. Sabemo-lo agora e, talvez por isso, na entrada para o ano do vírus, parte 3, Prester John, que chegou em Outubro, e Walker, a canção homenagem a Scott Walker, revelada a meio de Dezembro, nos soem tão próximas, tão reconfortantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários