BE escolhe barragem da EDP no Douro para arrancar a campanha

O Bloco de Esquerda arranca a campanha das legislativas com os olhos postos no negócio das barragens da EDP, tema que tem merecido várias críticas por parte dos bloquistas ao Governo.

Foto
Catarina Martins, coordenadora do BE, arranca a campanha no sábado e terminará a volta com um comício no Porto LUSA/LUÍS FORRA

O Bloco de Esquerda já traçou o plano da campanha eleitoral para as próximas duas semanas e o ponto de arranque é simbólico: o partido começa o périplo no domingo, dia 16, com uma iniciativa na barragem da EDP em Miranda do Douro. A barragem do Douro tem sido um ponto de discórdia entre o Bloco de Esquerda e o Governo, com os bloquistas a acusarem o executivo de conceder à EDP, “gratuitamente e sem qualquer contrapartida, um novo direito” que os contratos de concessão das barragens, de 2008, “não previam”, permitindo um lucro indevido na bombagem de água do rio Douro para o rio Sabor​.

Para o BE, “esse direito de novo, com um elevado valor económico, foi repercutido pela EDP no valor da venda, apropriando-se inteiramente dele, sem qualquer contrapartida para o Estado”. O Bloco diz que ainda que a EDP “vendeu [à Engie] um direito que não estava previsto nem existia sequer. Ou seja, a EDP transmitiu um direito que se extinguia automaticamente por efeito da cisão, algo que não podia transmitir”.

Os bloquistas têm assinalado que “a venda de seis barragens da EDP à Engie inclui a transacção do direito a utilizar bens do domínio público (águas de rios, terrenos de albufeiras), bens que pertencem ao Estado” e que “deve ser feita uma reavaliação do valor das mesmas” de forma a garantir que o Estado não continua a ser prejudicado.

A 15 de Dezembro, Catarina Martins recordou a comissão de inquérito às rendas excessivas da energia, que teve o bloquista Jorge Costa como redactor, e que “tinha um capítulo sobre a forma como a EDP foi privilegiada, teve um negócio de favor, nas barragens”, acrescentando que o “bloco central se juntou para retirar esse capítulo da comissão de inquérito”.

Além das críticas ao negócio das barragens, o BE também tem nas suas prioridades eleitorais a proposta de descida do preço da electricidade através da eliminação dos “lucros abusivos” que as barragens auferem por terem a sua remuneração alinhada pela das centrais a gás e do fim da extensão de mais cinco anos da remuneração garantida às centrais eólicas.

A concessão de seis barragens pela EDP à francesa Engie num negócio isento do pagamento do Imposto de Selo foi também fortemente criticada pelo presidente do PSD, Rui Rio, que chegou a afirmar que o Estado havia sido “burlado” nesta operação.

Sugerir correcção
Comentar