Fotogaleria

Quatro dias a pedalar (e a voar) pelo Norte mais a Norte de Portugal

Diogo Tavares pegou na bicicleta e no drone e percorreu 400 quilómetros​ entre Paradela e Caminha — e deparou-se com a "amplitude" e uma quase indescritível "sensação de infinito".

 

Pinheiro Novo Diogo Tavares
Fotogaleria
Pinheiro Novo Diogo Tavares

Pelo Norte mais a Norte de Portugal. Diogo Tavares foi por aí, pela raia, desde Paradela, onde o rio Douro encontra Portugal, até Caminha, e deparou-se com a "amplitude" e uma quase indescritível "sensação de infinito" que traçou através de uma série de fotografias partilhadas em forma de diário na sua conta de Instagram.

"Todos os anos guardo uma viagem a solo para estar comigo, para sentir o silêncio do monte e apanhar ar na cara ao ritmo que tiver que ser. Pelo andar da carruagem, estava a ver que ia falhar 2021. Mas não. O universo lá se alinhou", conta à Fugas o nómada ciclista "de volta aos espaços abertos" e "a sugar as nesgas de sol" de quatro dias — com direito a parêntesis para a passagem de ano nas selvagens serras de Soajo, onde se sente em casa e onde sonha ter um refúgio — de "lindíssimas" estradas regionais ("onde passam no máximo cinco carros por dia"), "florestas densas de castanheiros com séculos e séculos", "manchas de árvores despidas com folhas caídas no chão", dias pequenos de "paisagens dramáticas" de pouca luz, de pouco sol e de muita chuva. "E é bom que chova", sublinha Diogo, que testemunhou a emersão da aldeia fantasma de Aceredo nas águas do Lima.

A linha que traçou teve sobretudo em conta pessoas que lhe dizem muito. No Noroeste visitou a "querida Cláudia", em Soajo o "grande amigo Casanova" e fez desvios para dizer olá à Luísa, à Ana, à Teresa, à Joana, e ao Yassine. "É uma grande família", sorri o líder de viagens pela Landescape (Guatemala e, em breve, Nepal) que já conhecia o Norte mais a Norte, mas de uma forma breve. Desta vez, a velocidade da bicicleta (Sfarrapa Jerónimo Cycles) e a solidão a pedalar permitiram-lhe estar "mais atento e sensível" e "absorver mais intensamente" o território durante quatro dias "exigentes".

Muito entusiasmado com o trajecto, Diogo, que nos últimos anos andou mais pelos caminhos de Portugal (desenhou os percursos Nordeste Burriqueiro, Da Gardunha ao Açor e Trilho da Transumância), quer agora adaptar mais esta experiência a uma aventura em família — com crianças. Como tem que ser, a pedalar e a parar pelo caminho.

Figueruela de Arriba
Figueruela de Arriba Diogo Tavares
Diogo Tavares
Diogo Tavares
Meixedo
Meixedo Diogo Tavares
Diogo Tavares
Parâmio
Parâmio Diogo Tavares
Aceredo
Aceredo Diogo Tavares
Montalegre
Montalegre Diogo Tavares
Soajo
Soajo Diogo Tavares
Monção
Monção Diogo Tavares
Rio de Onor
Rio de Onor Diogo Tavares
Rio Tuela
Rio Tuela Diogo Tavares
Soajo
Soajo Diogo Tavares
Diogo Tavares
Meixedo
Meixedo Diogo Tavares
Diogo Tavares
Diogo Tavares
O Tameirón
O Tameirón Diogo Tavares
Diogo Tavares
Baixa Limia, Serra do Xurés
Baixa Limia, Serra do Xurés Diogo Tavares