Com Jerónimo fora, favoritos à sucessão tentam segurar PCP

Cirurgia urgente precipita discussão sobre futuro da liderança. CDU mantém campanha como estava prevista e consequências da ausência de Jerónimo parecem ser imprevisíveis.

Foto
O líder parlamentar João Oliveira e o vereador na autarquia lisboeta João Ferreira perfilam-se como favoritos à sucessão de Jerónimo de Sousa Tiago Petinga/Lusa

Sai Jerónimo, entram os ‘Joões’: são ambos da comissão política do comité central do PCP, são ambos candidatos à Assembleia da República, têm ambos intervenção nacional. Ao escolher João Oliveira e João Ferreira, respectivamente o líder parlamentar e novamente cabeça de lista pelo distrito de Évora e o ex-eurodeputado, ex-candidato presidencial, vereador lisboeta e décimo da lista da CDU no distrito de Lisboa, para conduzirem o comboio comunista nesta campanha eleitoral enquanto Jerónimo de Sousa recupera de uma cirurgia, a direcção do partido quis afastar qualquer especulação sobre a sucessão do actual secretário-geral do partido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 25 comentários