Inflação em Portugal fica longe do recorde de 25 anos da OCDE

Em Novembro, a inflação no conjunto dos países da OCDE fixou-se em 5,8%, a taxa mais alta desde Maio de 1996.

Foto
Aumento dos preços na energia é o factor que mais contribui para o valor recorde de inflação de 5,8% na OCDE Antonio Bronic (arquivo)

Desde Maio de 1996 que o conjunto das economias mais ricas que integram a OCDE não registava uma taxa de inflação tão elevada. Segundo os dados divulgados esta terça-feira, o valor fixou-se em 5,8% em Novembro de 2021, acima dos 5,2% de Outubro anterior e bem acima dos 1,2% que se registaram um ano antes, em igual mês de 2020.

Na economia portuguesa, a OCDE estima que a taxa de inflação tenha sido de 2,5% em Novembro passado – o INE aponta para 2,6%, estimando que em Dezembro tenha aumentado para 2,8% –, sendo Portugal um dos membros desta organização internacional com uma taxa abaixo do valor mais elevado em 25 anos e oito meses.

No período em análise, segundo a OCDE, apenas três países registaram uma inflação menor do que a de Portugal – Suíça, Japão e Israel.

A subida da inflação “foi particularmente marcante nos EUA”, diz o relatório desta terça-feira, apontando que a inflação “passou de 6,2% em Outubro para 6,8% em Novembro”. Trata-se de um novo máximo desde Junho de 1982, isto é, em 40 anos e cinco meses.

Na zona euro, que Portugal integra, também houve um “aumento forte”, de 4,1% em Outubro para 4,9% em Novembro. Fica aquém dos valores para o conjunto da OCDE, mas a subida em flecha torna-se bastante notória numa comparação homóloga: em Novembro de 2020, a inflação era de -0,3%.

A culpa desta evolução, segundo a OCDE, é em parte dos preços da energia, que subiram 27,7% na OCDE entre Janeiro e Novembro de 2021. A taxa de crescimento dos preços energéticos no penúltimo mês do ano passado foi a maior desde Junho de 1980.

Também o cabaz alimentar registou preços mais elevados: a inflação de Novembro foi de 5,5%, comparada com 4,6% em Outubro.

Excluindo alimentos e energia, a inflação na OCDE fica nos 3,8%, com um crescimento “moderado”, diz a OCDE, face aos 3,5% de Outubro de 2021.

Em Portugal, o preço da energia subiu 14,1% em Novembro, ao passo que nos produtores alimentares a inflação foi de 1,4%. Sem energia e alimentos, a taxa de inflação registada pela OCDE para a economia portuguesa foi de 1,7%.

Portugal é um dos 38 membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), fundada em 1961.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários