Cirurgia de Jerónimo de Sousa. O que é uma estenose da carótida?

Jerónimo de Sousa deverá ser submetido esta quarta-feira a uma cirurgia para desobstrução da artéria carótida que leva o sangue até ao cérebro. Nas suas palavras, o secretário-geral do PCP explica que vai fazer uma “limpeza das tubagens”.

Foto
O cérebro humano daniel rocha

Esta terça-feira, o secretário-geral do PCP confirmou que será submetido a uma cirurgia de urgência na quarta-feira. Será “uma limpeza das tubagens”, simplificou, adiantando que espera regressar “à estrada” dentro de uma semana. Em termos médicos e mais exactos, foi diagnosticada uma estenose da carótida a Jerónimo de Sousa. Trata-se de um estreitamento de uma das artérias que levam o sangue e oxigénio até ao cérebro. Este problema aumenta o risco de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e, em algumas situações, exige o recurso a uma cirurgia que não é isenta de riscos (nenhuma é), mas que é considerada segura e rotineira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar