Exposição

A beleza do Douro e Côa pela lente de quatro fotógrafos portugueses

Os fotógrafos Duarte Belo, Egídio Santos, Jaime António e Virgílio Ferreira aceitaram o desafio da Fundação Côa Parque e do Museu do Douro de "construir um arquivo de referência sobre o espaço e o tempo duriense" do século XXI. A exposição CÔA DOURO: para uma memória futura está dividida entre o Museu do Côa e o Museu do Douro.

Fariseu, Muxagata, Vila Nova de Foz Côa, 1996. ©Duarte Belo
Fotogaleria
Fariseu, Muxagata, Vila Nova de Foz Côa, 1996. ©Duarte Belo

São poucos os lugares do mundo que tenham logrado o reconhecimento pela UNESCO enquanto Valor Universal Excepcional para a Humanidade: o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres do Vale do Côa fazem parte dessa lista. No âmbito das comemorações da classificação como Património Mundial da Arte Rupestre do Côa e do Alto Douro Vinhateiro, a Fundação Côa Parque e o Museu do Douro lançaram um desafio a quatro fotógrafos: Duarte Belo, Egídio Santos, Jaime António e Virgílio Ferreira. O objectivo? "Construir um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo duriense", pode ler-se no comunicado assinado por ambas as organizações dirigido ao P3.

De lente apontada "à paisagem e ao património" de ambos os territórios, os quatro fotógrafos terão produzido milhares de fotografias. Seleccionaram, em conjunto, mais de 200 registos dos lugares que visitaram entre 2019 e 2021, mas apenas 80 compõem a exposição CÔA DOURO: para uma memória futura, que se encontra dividida entre o Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa (patente até ao dia 30 de Janeiro) e o Museu do Douro, no Peso da Régua, até ao dia 27 de Fevereiro. Após estas datas, a exposição estará em itinerância pela região do Alto Douro Vinhateiro.

Junto ao Douro, o fotógrafo lisboeta Duarte Belo procurou "as paisagens menos óbvias, mais escondidas, onde não estivessem tão presentes os socalcos e os muros", que são, para si, "o reflexo mais comum da região vinhateira". A abordagem ao rio Côa foi "fundamentalmente diferente", refere o licenciado em arquitectura, no catálogo da exposição. "Recorri a um conjunto de fotografias de arquivo, sobretudo de 1995, das gravuras e do seu contexto paisagístico."

O portuense Egídio Santos, de olhar tendencialmente fotojornalista, fotografou "com sol, com chuva, com nevoeiro", "de dia e de noite", e tentou ir, também, para lá da superfície. Perante a homérica missão de fotografar as regiões, admite que "ficou muito por fazer". "O Douro e o Côa não cabem numas dezenas de imagens."

"O Douro sempre esteve presente na vida da minha família", refere Jaime António. "As minhas origens estão no coração do Douro. Acredito que venha daí esta paixão que me corre pelas veias." Sente dificuldade em traduzir por palavras o significado de Douro; assim, preferiu fazê-lo por imagens.

A selecção de imagens produzidas por Virgílio Ferreira é heterogénea. "No seu conjunto, estas fotografias tentam retratar e comentar um lugar e uma época mas acabam por descobrir que estas unidades são subdivisíveis e que nelas coincidem uma multidão de tempos e territórios", contextualiza. A heterogeneidade dos seus registos revela a complexidade e a diversidade tão características de ambas as regiões. O Douro e o Côa "têm muitas camadas e realidades", sublinha; essas "assomam e interpelam o visitante desde o fundo do vale ao topo da montanha".

Entre Pesqueira e Ferradosa
Entre Pesqueira e Ferradosa ©Jaime António
EN212, São Mamede de Ribatua, Alijó. Novembro 2019
EN212, São Mamede de Ribatua, Alijó. Novembro 2019 ©Egídio Santos
Valença do Douro
Valença do Douro ©Jaime António
São Gabriel, Vila Nova de Foz Côa. Agosto 2018
São Gabriel, Vila Nova de Foz Côa. Agosto 2018 ©Duarte Belo
Vila Nova de Foz Côa. Novembro 2019
Vila Nova de Foz Côa. Novembro 2019 ©Egídio Santos
Lodões, Vila Flor, março 2019
Lodões, Vila Flor, março 2019 ©Egídio Santos,©Egídio Santos
Cidadelhe
Cidadelhe ©Egídio Santos
Troço ferroviário Povoação - Mata da Zória, Ermida, Vila Real, Setembro
Troço ferroviário Povoação - Mata da Zória, Ermida, Vila Real, Setembro ©Duarte Belo
Outono/ Estrada para a Régua
Outono/ Estrada para a Régua ©Jaime António
Castelo Melhor, Vila Nova de Foz Côa, 2021
Castelo Melhor, Vila Nova de Foz Côa, 2021 ©Virgílio Ferreira
Castelo Melhor
Castelo Melhor ©Egídio Santos
Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa Castelo Melhor Col. Fundação Côa Parque
Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa Castelo Melhor Col. Fundação Côa Parque ©Egídio Santos
Relvas, Vila Real. Dezembro 2018
Relvas, Vila Real. Dezembro 2018 ©Egídio Santos
São Salvador do Mundo, São João da Pesqueira, agosto 2018
São Salvador do Mundo, São João da Pesqueira, agosto 2018 ©Duarte Belo
Cidadelhe 08, Pinhel, Vale do Côa
Cidadelhe 08, Pinhel, Vale do Côa ©Jaime António
Canada do Inferno Gravuras Rocha 1, Vila Nova de Foz Côa, Vale do Côa
Canada do Inferno Gravuras Rocha 1, Vila Nova de Foz Côa, Vale do Côa ©Jaime António
Ponte do Torrão
Ponte do Torrão ©Jaime António
Ferradosa, S. João da Pesqueira, novembro 2019
Ferradosa, S. João da Pesqueira, novembro 2019 ©Virgílio Ferreira
Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa, dezembro 2020
Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa, dezembro 2020 ©Virgílio Ferreira