Incêndio em prédio de Nova Iorque faz pelo menos 19 mortos

O fogo foi descrito por um responsável dos bombeiros como um dos piores de que há memória e poderá ter sido causado por um aquecedor. Pelo menos 32 pessoas foram hospitalizadas na sequência de ferimentos graves.

nova-iorque,incendios,eua,mundo,
Fotogaleria
Reuters/LLOYD MITCHELL
nova-iorque,incendios,eua,mundo,
Fotogaleria
Reuters/LLOYD MITCHELL
nova-iorque,incendios,eua,mundo,
Fotogaleria
Reuters/LLOYD MITCHELL

Pelo menos 19 pessoas – incluindo nove crianças – morreram este domingo num incêndio num apartamento em Nova Iorque, escreve a agência Associated Press. O fogo foi descrito por um responsável dos bombeiros, Daniel Nigro, como um dos piores de que há memória e poderá ter sido causado por um aquecedor.

Há pelo menos 60 feridos e, desses, pelo menos 32 tiveram de ser hospitalizados na sequência de ferimentos graves, escreve a mesma agência. De acordo com o Departamento de Bombeiros de Nova Iorque (FDNY na sigla original), foram mobilizados cerca de 200 bombeiros para combater as chamas, que deflagraram no complexo de apartamentos Twin Parks, em Bronx, construído em 1972, conforme consta nos registos da cidade.

O incêndio começou pouco antes das 11h (hora local, pelas 16h em Portugal Continental) num apartamento duplex no segundo e terceiro andar do edifício, de acordo com o departamento de bombeiros. De acordo com a informação até à data, terá sido causado por um aquecedor, de acordo com o presidente da câmara Eric Adams.

Sabe-se que o fumo se espalhou rapidamente a todo o prédio porque a porta do apartamento onde começou ficou aberta. As vítimas sofreram uma inalação de fumos significativa, disse o comissário dos bombeiros numa conferência de imprensa.

Os bombeiros começaram a chegar cerca de três minutos depois e encontraram fumo que se estendia pela altura total do edifício, que tem 19 andares, disse Daniel Nigro, citado pelo New York Times.

Os bombeiros “encontraram vítimas em todos os andares e estavam a retirá-las [do edifício] em paragem cardíaca e respiratória”, ilustrou o comissário dos bombeiros, Daniel Nigro à Associated Press. “Isto não tem precedentes na nossa cidade. Esperamos vários mortos.”

O presidente da câmara de Nova Iorque Eric Adams confirmou o balanço de mortes e lamentou as vítimas: “Perdemos 19 vizinhos hoje. É uma tragédia sem medida. Juntem-se a mim enquanto rezo por aqueles que perdemos, especialmente pelas nove vidas jovens e inocentes que terminaram”, escreveu no Twitter.

De acordo com um fotógrafo da Reuters no local, os bombeiros estavam a fazer manobras de reanimação em pelo menos oito pessoas em frente ao local do incêndio. Os bombeiros usaram mangueiras para tentar empurrar o fumo para fora do edifício e um deles foi visto a partir uma janela num andar superior para libertar o fumo, descreve a agência.

Este foi o segundo incêndio mortal nos EUA desta semana: esta quarta-feira, 12 pessoas morreram, incluindo oito crianças, num incêndio num complexo residencial em Filadélfia.

Daniel Nigro comparou a gravidade deste incêndio em Nova Iorque ao que ocorreu em 1990 na discoteca Happy Land, no mesmo bairro, Bronx, e que provocou a morte de 87 pessoas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários