Arlindo Vicente e Telo de Mascarenhas: a oposição a Salazar e o fim da “Índia portuguesa”

Arlindo Vicente e Telo de Mascarenhas encontraram-se em Caxias, em 1961. Na cadeia, o primeiro desenhou e pintou retratos do segundo. Vicente vivia em Lisboa. Mascarenhas fora deportado de Goa.

Foto

No canto inferior direito do desenho, o artista escreveu a lápis o lugar e a data em que o fez, tal como o seu nome: “Cadeia de Caxias/9 de fevereiro de 1962/Arlindo Vicente.” Quer o retratista, quer o retratado estavam presos na mesma cela, em 1962. Eram homens da mesma geração, mas os seus percursos, biografias e vocações não podiam ser mais diferentes. Em comum tinham uma licenciatura em Direito em Coimbra e aquilo que os levara à prisão: ambos tinham desafiado o poder de Salazar, num período histórico em que aumentava a contestação ao Estado Novo, tal como aumentava a sua repressão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários