Químico de Harvard condenado por mentir sobre ligações à China

Um programa que pretendia travar a espionagem económica de Pequim nos EUA tem sido usado para perseguir investigadores que têm laços científicos chineses, dizem muitos críticos. Agora atingiu a figura mais proeminente de sempre.

Foto
Charles Lieber foi condenado, aguarda agora a emissão da sentença Katherine Taylor/REUTERS

Charles Lieber, secretário do Departamento de Química e Biologia Química da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um cientista com hipóteses de ganhar um Prémio Nobel, arrisca-se a uma pena que pode ir até cinco anos de prisão e uma multa de 250 mil dólares, depois de ter sido condenado por mentir a agências federais sobre as suas ligações à China e não declarar financiamento chinês para a sua investigação. Cruzou-se no seu caminho um programa criado pela presidência de Donald Trump para contrariar a espionagem económica chinesa, mas que até agora está sobretudo a ter por alvo cientistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar